Publicada em 21 de Outubro de 2015 �s 11h18
A meteorologia prever que as altas temperaturas continuarão em todo o Piauí, até o fim do mês de novembro. Por conta disso, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) intensificou os cuidados com os animais do Parque Zoobotânico de Teresina. Tratadores e nutricionistas estão acompanhando de perto o comportamento dos animais nesta época do ano. O cardápio foi modificado com a inclusão de picolé, suco gelado e mais frutas. Além disso, a coordenação do parque utiliza um sistema de gotejamento dentro dos recintos.
Na ilha dos macacos, os animais contam com suco gelado de melancia e picolé. Já no recinto dos ursos, os animais passam a maior parte do tempo dentro da área com água. O sistema de gotejamento nos recintos ameniza a temperatura, principalmente, no intervalo entre às 12h e 15h. Associado a isso, a equipe do Zoobotânico também tem um cuidado diferenciado com a comida dos animais, neste período. Os alimentos mais pesados são substituídos por outros mais leves, como a carne vermelha, por exemplo, que é trocada por frango e peixes.
Toda a rotina no cuidado com os animais, dentro do Parque Zoobotânico, é modificada neste período para tentar diminuir os danos do B-R-O-Bró na vida deles. “No caso dos recintos dos ursos, o sistema de refrescamento é feito o ano inteiro. Eles ficam em um recinto voltado para tornar mais amenas essas temperaturas. Com esse processo de gotejamento, a temperatura fica alguns graus mais baixa e isso ajuda os animais a enfrentarem esse período, tanto com um clima mais ameno, como com uma umidade mais alta”, enfatiza o coordenador do parque, José Renato Uchôa.