Teresina Produz.
Na manhã desta sexta-feira (13), o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Alexandre Magalhães, se reuniu com o Superintendente de Desenvolvimento Rural, Sérgio Vilela, para tratar da primeira edição do Projeto "Teresina Produz" que beneficia desta vez, as potencialidades da zona Rural do município de Teresina. Em 2011, o evento foi realizado em quatro zonas de Teresina, valorizando pequenos empreendedores e artesãos da capital, descobrindo novos talentos com oferecimento de boas oportunidades de negócios.
Nessa fase inicial, técnicos da Semdec e da SDR farão um levantamento sobre as condições para a realização do evento, a primeira edição do Teresina Produz deve ocorrer ainda no mês de fevereiro, com local ainda não definido. "Essa é uma conversa inicial, precisamos saber se o evento irá ocorrer numa comunidade rural ou num local que todas possam participar, mas precisamos beneficiar o maior número de pessoas, procurando sempre mostrar as potencialidades existentes na zona Rural de Teresina", afirmou o Secretário da Semdec, Alexandre Magalhães.
No ano passado, o Teresina Produz foi realizado nos bairros Parque Piauí (zona Sul), Dirceu (zona Sudeste), Mocambinho (zona Norte) e Vale Quem Tem (zona Leste). Nas quatro regiões, quase 15 mil pessoas conferiram a criatividade de 216 pequenos empreendedores. De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento Rural de Teresina, existem hoje, mais de 200 comunidades rurais em torno da capital com diferentes potencialidades, se destacando na produção agrícola e no artesanato.
Para o Secretário da Semdec, Alexandre Magalhães, o Teresina Produz foi uma grande iniciativa para o ano de 2011, aumentando a autoestima de muitos microempreendedores que nem sempre tinham seus trabalhos reconhecidos pelos moradores dos bairros onde o projeto passou. "Agora vamos trabalhar para estimular o produtor da zona Rural. Além da exposição de produtos, queremos oferecer palestras, apresentações culturais e informações sobre o crédito do Banco Popular de Teresina, repetindo o sucesso das edições anteriores", conclui Alexandre Magalhães.