O atual governador do Piauí e candidato derrotado Zé Filho (PMDB) se pronunciou sobre a vitória de Wellington Dias (PT). Acompanhado da esposa, do candidato a vice Sílvio Mendes e de correligionários, Zé Filho afirmou que o povo é soberano, que vai torcer pela nova gestão e que agora se concentra em administrar o Piauí até o dia 31 de dezembro deste ano, data em que termina o seu mandato.
“Recebo os números com tranquilidade, bastante resolvido quanto a isso. Na eleição, uns ganham e outros perdem. Acreditamos em um estado descente. Vamos trabalhar até o dia 31 de dezembro para entregar o estado devidamente para o próximo eleito, melhor do que recebi e equilibrado”.
O candidato votou em Parnaíba, sua cidade natal, e afirmou que estava confiante na vitória. Na oportunidade, Zé Filho denunciou possíveis compras de voto. Com 98% das seções apuradas no Piauí, o candidato do PMDB recebeu 541 mil votos, o equivalente a 33,30% dos votos válidos. Wellington Dias (PT) teve mais de um milhão de votos (63%).
“Temos que respeitar a decisão. Não tem o que se questionar, o povo é soberano. Sou uma pessoa resolvida quanto a isso. Fizemos um trabalho, coloquei uma opção ao povo piauiense e ele fez a escolha. Quero parabenizar o governador eleito e vamos torcer para o Piauí se torne mais forte e independente, algo que ainda não conseguiu”, disse.
Zé filho é empresário e industrial. Já foi vereador e prefeito da cidade de Parnaíba, no litoral do estado, além de exercer dois mandatos consecutivos como deputado estadual. Em 2010 foi eleito vice-governador e assumiu a chefia do estado este ano, após a renúncia do ex-governador Wilson Martins, que saiu do governo para se candidatar ao senado. Seu vice na chapa é o médico e ex-prefeito de Teresina Sílvio Mendes, do PSDB.
Releia as entrevistas concedidas por Zé Filho ao G1.
Zé Filho promete concluir ampliação da Penitenciária Major César
Zé Filho diz que quer extinção da Fundespi e privatização da Eletrobras
Confira votação dos candidatos com 100% das urnas apuradas
Wellington Dias (PT): 63,08% - 1.053.342 votos
Zé Filho (PMDB): 33,25% - 555.201 votos
Mão Santa (PSC): 1,55% - 25.877 votos
Maklandel (PSOL): 1,35% - 22.480 votos
Daniel Solon (PSTU): 0,39% - 6.452 votos
Neto Sambaíba (PPL): 0,25% - 4.217 votos
Lourdes Melo (PCO): 0,13% - 2.180 votos