Publicada em 23 de Setembro de 2015 �s 13h00
A Secretaria de Estado da Segurança, por meio do Departamento de Polícia Técnico Científica, do Instituto de Medicina Legal, participa, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, na tarde desta quarta-feira (23), de um workshop em comemoração à Semana Nacional de Doação de Órgãos.
Um dos objetivos do encontro, que inicia a partir das 16h, no Complexo Turístico da Ponte Estaiada, é esclarecer e conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos para ajudar outras pessoas a sobreviverem. O IML participa da captação de órgãos há bastante tempo, pois em sua estrutura ocorre a retirada de órgãos de cadáveres, além dos médicos legistas se dirigirem aos hospitais da capital declarando o óbito nos casos de morte encefálica. A parceria entre a Secretaria da Saúde e da Segurança é fundamental para a captação de órgãos, sendo um serviço da maior relevância social.
Para o evento, a Polícia Militar cedeu um helicóptero para sobrevoar a área com faixa alusiva ao evento, além de enviar sua banda musical.
“Em 2014, a Central de Transplantes e Órgãos Afins conseguiu sensibilizar as famílias, captando 58 córneas, dando assim a possibilidade para outras pessoas voltarem a enxergar. Este ano, já se conseguiu chegar a 46 captações com sucesso, fruto da parceria entre a Organização de Procura de Órgãos e o IML”, explicou o diretor do Departamento de Polícia Técnica e Científica da SSP-PI, Antônio Nunes Nunes Pereira.
Além de palestras, o workshop terá distribuição de mudas de plantas, simbolizando o renascimento. Para os alunos participantes, haverá inscrições para o sorteio de um estágio em nível técnico e superior e as apresentações da banda da Polícia Militar e dos cantores Daniel Lima e Esaú.