Publicada em 02 de Junho de 2013 �s 15h09
O governador Wilson Martins esteve, nesse sabádo (1), em Pedro II, no 10º Festival de Inverno. Na praça de eventos, acompanhado de uma comitiva com o vice-governador Zé Filho, secretários de governo e deputados federais, Wilson visitou estandes comerciais, viu apresentações artisticas e peças teatrais no palco principal. O governador também falou com os turistas presentes.
Para ele o festival, que faz parte do calendário oficial de eventos do Estado, passa a buscar novos projetos maiores como o de se tornar um evento regional. "O festival de Pedro II já está consolidado, é um dos nossos principais eventos, isso permite buscar caminhos maiores e ultrapassar as fronteiras do Piauí, hoje temos turistas de todo o Brasil, isso nos motiva ainda mais de fazer a cada ano edições melhores", disse.
O governador também fez questão de vistitar todas as barracas que comercilizavam produtos regionais do artesanato piauiense, municipios como Piripiri, Castelo do Piauí, Teresina, Parnaíba, Buriti dos Lopes, Campo Maior, Juazeiro e Coronel José Dias exportam peças em cerâmica, bordado, arte santeira, tecelagem, cestaria, bijuterias e couro.
Os estandes de Pedro II exploraram a comercialização da opala. "Falei com os comerciantes e eles foram unânimes em falar do sucesso de vendas, isso é muito bom, fomenta nossa economia, além de divulgar a cultura do nosso Piauí, através das belas peças dos nossos artesãos, muito do que está saindo daqui está indo para outros estados, até outros paises", lembrou Wilson Martins.
Na mesma noite, bandas locais e a cantora Zélia Duncan animaram e levantaram o publico no palco principal. A atração principal do dia, Zélia Duncan, elogiou o festival e disse esperar outras vezes voltar ao local. Ela cantou repertórios variados incluindo Bob Marley, Legião Urbana, Gilberto Gil, Caetano Veloso. “Sempre tenho preocupação de tocar no Brasil e para todos os brasileiros, quando a gente chega em um lugar difeente e ver que somos lembrados é prazeroso, nós, por exemplo, sinto que valeu a pena, é bom olhar a paisagem e a região Nordeste é a que eu mais gosto, meu pai, inclusive, é nordestino”, disse.
O Governo do Estado montou outro estande para o Programa de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Prodart), que enviou dois caminhões carregados de produtos de diversas tipologias e regiões, oriundos de associações e cooperativas cadastradas.
O Festival de Inverno agora é considerado patrimônio cultural, através de projeto de lei sancionado pela prefeitura de Pedro II. Além do Governo do Estado, apoiam o festival a Prefeitura Municipal de Pedro II, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste.