Publicada em 15 de Abril de 2013 �s 09h36
Era para ser um jantar de trabalho em que o governador Wilson Martins seria homenageado pela equipe do UKB, o Hospital de Trauma alemão que é referência para a Europa. Mas acabou tendo um toque pessoal e surpreendente: para o jantar, a direção do UKB levou um convidado especial, o professor Mário Brock, que foi o orientador de Wilson quando do estágio do governador na Alemanha, em 1985.
“Foi uma grata e emocionante surpresa. Se hoje eu sou governador, muito eu devo ao professor Brock, que me permitiu uma qualificação diferenciada e me projetou profissionalmente”, disse o governador, em referência ao estudo em microcirurgia neurológica, quando se dedicou a práticas inovadoras. Wilson cumpriu o estágio após conquistar uma bolsa do governo alemão, em que foram selecionados apenas dois brasileiros.
O estágio consistiu em três meses de intensas atividades no Hospital Clínico de Berlim, centro de excelência em neurocirurgia e referência para toda a Europa. Brock, hoje aposentado e que havia sido professor de Wilson na residência em neurocirurgia no Rio de Janeiro, era especialista em novas técnicas, incluindo a microcirurgia com o uso de microscópio. Ele chefiava o programa de capacitação no hospital alemão e foi o orientador pessoal de Wilson Martins.
Mário Brock também se mostrou emocionado quando o governador destacou o aprendizado que recebeu do professor e como isso foi importante para sua atuação como médico: “Pude levar para o Piauí técnicas que ninguém estava usando ainda”, disse Wilson. “Esse tipo de compromisso eu tenho agora como governador”, ressaltou.
O professor lembrou que Wilson se destacou desde o primeiro momento na residência em neurocirurgia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, o que levou à sua seleção para a bolsa. “Fico muito feliz desse encontro e mais feliz ainda por ver os passos do Wilson, que sempre teve uma participação de destaque”, observou o professor Mário Brock. UKB faz homenagem a Wilson
O UKB, hospital de trauma alemão que é referência para a Europa, ofereceu um jantar ao governador Wilson Martins em que homenageou o governador do Piauí e reafirmou os laços de cooperação com o Estado.
Quem esteve à frente da homenagem foi o professor-doutor Axel Ekkernkamp, chefe do UKB, hospital que vai estabelecer uma relação mais direta com o Estado, inclusive enviando um professor-visitante para estância na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).
“Estamos felizes da concretização dessa parceria”, disse Ekkernkamp, lembrando que a cooperação com o Piauí estava sendo construída há algum tempo, mas que ganhou novo ritmo em razão da decisão e do empenho do governador Wilson Martins. A primeira consequência será a chegada em Teresina, no fim de junho, do professor Michael Metzner, especialista ligado ao UKB. Ele ficará um ano na Facime, levando novas técnicas em traumatologia.
Para o governador Wilson Martins, este é só um primeiro passo dessa parceria. O objetivo é construir uma relação em duas vias. “Queremos especialistas alemães no Piauí, mas queremos também professores e pesquisadores do Piauí cumprindo períodos de estudos na Alemanha. Acho que será uma parceria muito boa para a qualificação de nosso pessoal”, disse Wilson.