Publicada em 14 de Novembro de 2013 �s 15h36
A abertura da Quarta Edição do Festival da Uva em São João do Piauí aconteceu nesta quinta-feira (14), no Assentamento Marrecas onde há a maior produção da fruta no Piauí. Ao todo, são 156 hectares de agricultura irrigada, seis deles destinados exclusivamente às parreiras chegando a uma produção de 10 toneladas por hectare. O lema deste ano do festival é: “Uva do Piauí – Sabor de Bons Negócios”.
O governador elogiou a qualidade da uva produzida em São João do Piauí e falou do investimento de R$60 milhões para aumentar a área da fruticultura irrigada em São João, recursos de uma parceria com o Governo Federal. Wilson Martins também parabenizou o trabalho das famílias do assentamento e do projeto, que é um modelo para o estado.
“A agricultura irrigada de São João é um exemplo a ser tomado em todo o Piauí. São com belos projetos como o desenvolvido no Assentamento Marrecas que podemos mostrar para outros estados a nossa capacidade de produção. Vamos trazer para a região mais de mil irrigantes. Aqui, em especial, temos uma área abençoada por um lençol subterrâneo que passa por aqui, vamos dar todas as condições para melhorar a produção e o escoamento e garantir outros e outros festivais”, disse.
O evento segue até o dia 16, com atrações artísticas e estandes de instituições empresariais. O 4° Festival da Uva acontece na Praça Honório Santos. A programação do festival terá shows, oficinas de capacitação, treinamento e estandes de apoio ao produtor. O Governo do Estado participa do evento através de órgãos como a Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), a Secretaria Estadual do Turismo (Setur) e a Fundação Cultural do Piauí (Fundac).