Publicada em 22 de Agosto de 2013 �s 15h20
O governador Wilson Martins participou, nesta quinta-feira (22), da abertura da Feira da Agricultura Irrigável dos Trabalhadores de Guadalupe (Feagri). A 3ª edição do evento conta com a participação de vários empresários do ramo da fruticultura, além de empresas automotivas e órgãos públicos.
Na Praça Nossa Senhora de Guadalupe, onde ocorre a feira, o governador visitou stands e conheceu o trabalho de artesãos e produtores de doces. Elogiou também a qualidade das frutas expostas no recinto. “Nossos produtos são de grande qualidade e, por isso, é cada vez maior o interesse de empresários em investir na nossa terra. Uma prova é a produção dos Platôs de Guadalupe, que é um sucesso e o material de lá é vendido para vários estados”, disse Wilson Martins.
Goiaba, banana, coco, melancia, maracujá e acerola são as principais culturas de Guadalupe. Com uma área total de 10,6 mil hectares os Platôs utilizam apenas o correspondente a 3,2 mil hectares, onde são produzidas, anualmente, 23 mil toneladas de frutas. Muito disso graças ao sistema de irrigação do local, que usa técnicas de aspersão convencional, microaspersão, por gotejamento e pivô central.
O superintendente do Dnocs, José Carvalho, explicou que a Feira dos Platôs de Guadalupe tem como objetivo divulgar as ações do projeto, promover intercâmbio entre irrigantes e instituições, além de efetivar a realização de negócios. “Temos grandes empresas parceiras na Feagri, é importante também a visibilidade que o encontro dá, os produtores chegam, negociam e adquirem as frutas para a comercialização em grandes centros”.
A 3ª edição da Feira da Agricultura Irrigável dos Trabalhadores de Guadalupe vai até o dia 24 de agosto. O encontro é realizado pelo Governo do Estado, Departamento Nacional de Obras Contra às Secas (Dnocs) e pela Associação dos Irrigantes Platôs de Guadalupe. O Sebrae também apoia a iniciativa.