Publicada em 30 de Abril de 2013 �s 13h15
O governador Wilson Martins esteve reunido, nesta terça-feira (30), com ministros no Piauí. O encontro está acontecendo no Blue Tree Rio Poty Hotel, com a participação de Ideli Salvatti, ministra das Relações Institucionais, Fernando Bezerra, ministro da Integração Nacional, Gastão Vieira, ministro do Turismo, e Agnaldo Ribeiro, ministro das Cidades. O intuito é promover encontro com novos gestores municipais e prestar apoio técnico na condução de programas federais.
A vinda dos ministros ao Piauí representa uma interação entre governo federal, governo estadual e governos municipais, que visa uma percepção de co-responsabilidade dos gestores, onde uma série de eventos e de compromissos em termos de convênios e obras de investimentos será trabalhada.
Os ministros que, trazidos pela ministra Ideli Salvatti, têm programação marcada com o governador e prefeitos, que iniciou com palestras sobre temas relevantes para as gestões municipais e a correta utilização dos programas federais. Outras reuniões ainda acontecerão com a presidenta Dilma Rousseft, em Brasília, com a presença dos prefeitos do Estado. “É necessário interagir as equipes, desburocratizando essas ações e rapidamente podermos ver obras de grandes investimentos sendo realizadas”, ressalta o governador Wilson Martins.
Acontece também durante o evento, lembra Wilson Martins, encontro com a banca de todos os ministérios representados pelo segundo e terceiro escalão técnico, que servirão para dirimir as dúvidas ainda existentes. Bancas do setor de infraestrutura hídrica, de estradas, de habitação, de saneamento e de água, por exemplo, estão presentes para discutir as problemáticas e demandas específicas. “Esse é um momento de reflexão que se possa sugerir, reivindicar a ideia e apresentar à sociedade uma ação pública de governo que melhore a vida das pessoas.”
Em entrevista, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, indagada sobre sua vinda ao Piauí em relação a recursos trazidos para cá, afirma que consequências do encontro serão concretizadas. “Estamos aqui para nos aproximar ainda mais do Estado, tendo o intermediador desse contato o governador Wilson Martins, que é um grande parceiro nosso com os prefeitos e prefeitas. Essa foi ordem dada pela presidenta Dilma, que é buscar se aproximar e orientar todas as prefeituras para que estejam participando dos programas federais, dos recursos dos convênios, e das políticas públicas que vêm sendo desenvolvidas”, disse.
Serão recursos enviados para todos os setores e todas as áreas de relevância para a população. Na área da saúde, unidades básicas de saúde, e a questão dos médicos. “Aqui no Piauí nós tivemos um pequeno problema. Os prefeitos foram obrigados a aderirem ao Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica (Provab), programa do Ministério da Saúde que por meio de incentivos destina médicos para as regiões mais afastadas, regiões que têm mais dificuldades em obter atendimento médico. Muitos municípios, infelizmente, ficaram fora desse programa, então pediremos ao ministro Padilha, da Saúde, que reabra esse programa para que sejam pagos médicos pelo Ministério da Saúde. Um alívio no custeio das prefeituras”, garante Ideli.
Na área da educação, a criação de creches e quadras cobertas; nas estradas, a oferta de maquinário para instalação de sinais que as prefeituras estarão recebendo; todas as ações relacionadas ao combate à seca, causada pelos efeitos da seca, onde o ministro da Integração Nacional vai estar, nesta terça-feira, assinando obras e explicitando como acessar mais recursos federais. “Como já disse, a ordem da presidenta é ir de encontro aos prefeitos, quando iremos orientar e disponibilizar os recursos que o governo federal tem destinados à atuação em várias áreas importantes para a população”.
Agenda atualizada do evento:
14h30 - Mesa (Palestras):
- Apoio ao Planejamento e à Gestão dos Municípios Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República Secretaria Geral da Presidência da República - Políticas de Educação Ministério da Educação - Políticas de Enfrentamento à Seca Secretario de Defesa Civil, coronel Humberto Viana
18h - Encerramento das atividades *Programação sujeita a alterações