Governador Wilson Martins.
Governador Wilson Martins.
Wilson quer secretarios conscientes do modelo de gestão que vai adotar
O secretariado ainda nem está completo, mas o governador Wilson Martins já tem bem claro o recado que dará aos auxiliares, na primeira reunião do primeiro escalao do governo, dia três de janeiro. Na primeira reunião do secretariado, Wilson vai dizer que deseja todas as secretarias com metas bem definidas e integradas. Dirá ainda que o modelo de gestão que vai adotar é pautado pela avaliação de resultados.
O modelo de Wilson Martins começou a ser esboçado no mandato tampão iniciado em abril. Mas não pôde fazer muito mais que um esboço, já que muitos secretários claramente cumpriam um período de transição. Agora todos os auxiliares terão compromisso direto com o governador, o que facilita o trabalho.
Wilson quer definir dez metas centrais para seu mandato, agregando os diversos órgãos em torno dessas metas. Pelo menos uma vez por mês quer fazer uma avalição dos resultados, mas não será uma avaliação isolada, e sim por bloco - com a participação de todos os órgãos que de algum modo atuam para concretizaçao daquela meta.
Esse modelo está sendo utilizado em alguns outros estados, como é o caso de Permabuco e Paraná. Os resultados são considerados muito bons, com ganhos significativos em áreas tão vitais como segurança, educação e saúde.
A intenção do governador é promover uma gestão integrada. "As grandes metas de um governo nunca estão restritas a uma só secretaria. Daí a preocupação do governador de promover as ações integradas, tanto no planejamento como na execução e avaliação", explica um assessor do Palácio de Karnak, que vem participando das discussões sobre os principais objetivos do próximo mandato.
A manifestação dessa nova diretriz administrativa vai ficar evidente no lançamento da Câmara de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, uma das primeiras ações do novo mandato. Essa Câmara terá o papel de coordenar as ações de combate ao crack. Ao invés de se restringir ao setor de segurança, terá também a participação de órgãos como as secretarias de Saúde e Educação. Contará inclusive com a participação de outras instituições alheias ao Executivo - como Assembléia Legislativa e Tribunal de Justiça.
O mesmo tipo de ação integrada está sendo esboçado para o desenvolvimento de políticas públicas em outras áreas. É o caso da Mulher, que também deve ganhar uma Câmara Temática ainda no mês de janeiro. Essas Câmaras ampliam a visão sobre o problema a ser enfrentado e sistematizam as atividades desenvolvidas por distintos órgãos.
Os secretários são do Estado
A primeira reunião do secretariado, dia 3, terá um recado mais que evidente: Wilson Martins quer todos formando parte de um mesmo time. Numa linguagem futebolística utilizada por um assessor direto do governador, "Wilson não quer saber de fominha. Quer um time solidário, fazendo uma bonita tabelinha".
Daí, uma das preocupações de Wilson é deixar claro que as secretárias não são governos paralelos, mas parte de uma estratégia geral de gestão. Ou seja: qualquer atividade tem que estar integrada às estratégias gerais da administração estadual, que contemplam metas prioritárias claramente definidas.
Desde que conquistou o novo mandato, Wilson vem defendendo uma gestão que tenha metas definidas por área, e um modelo de controle de resultados. Algumas áreas ganham destaque, como a saúde, que desde a campanha o governador aponta como principal desafio do novo mandato. Os setores de educação, segurança e geração de emprego completam o quarteto de estratégias fundamentais.
Essas diretrizes apontam para as pastas que terão mais relevância: além de saúde, educação e segurança, o setor de infraestrutura terá lugar de destaque, ao lado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
O crescimento econômico é considerado determinante para uma transformação duradoura capaz de reverter os indicadores sociais. (E.R.)
Wilson Martins cuida dos preparativos finais de sua posse
Ao retornar a Teresina, o governador Wilson Martins cuidou dos detalhes finais da montagem do novo secretariado. Partidos como PT, PP, PDT e PTB querem definir seus espaços no novo governo.
Além disso, Wilson vai se debruçar sobre os cuidados finais para a posse e a definição das primeiras ações do início do novo mandato. Uma das ações já anunciadas pelo governador é a criação da Câmara de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas.