Publicada em 27 de Agosto de 2013 �s 13h47
O governador Wilson Martins, ao lado do secretário da Educação e Cultura, Átila Lira, lançou, na manhã desta terça-feira (27), o Programa de Intercâmbio Estudantil do Piauí. O projeto, idealizado pessoalmente pelo chefe do Executivo, consiste na oferta gratuita de um curso intensivo de inglês ou espanhol e, para os alunos aptos ao intercâmbio internacional, bolsas de estudo no exterior.
“Eu vim de uma família pobre e ficava encantado com os filhos de famílias abastadas que podiam passar seis meses, um ano fora do Brasil. Por isso, esse programa foi prioridade na minha administração e há cerca de um ano estamos trabalhando em cima dele”, explica o governador.
Wilson Martins pontua que, ao todo, o programa irá beneficiar, somente este ano, 1.500 estudantes de escolas públicas do Piauí e que cerca de 150 deles irão para o exterior com passagens, hospedagem, alimentação e uma bolsa auxílio, tudo pago pelo governo estadual.
“Os melhores alunos de inglês serão selecionados para passar seis meses estudando nos Estados Unidos, no Canadá ou na Nova Zelândia. Já os estudantes da língua espanhola terão a oportunidade de conhecer melhor a cultura da Argentina, Chile ou Espanha”, destaca.
Todavia, os demais alunos do Programa de Intercâmbio Estudantil do Piauí que não forem selecionados para a viagem também viverão uma experiência única. “Vamos pegar esses estudantes e hospedá-los em um hotel ou resort com tudo pago também, porém só há uma exigência: enquanto estiverem nas dependências da pousada, eles só poderão falar em inglês ou espanhol, será como se eles estivessem em outro país”, esclarece.
O secretário Átila Lira, por sua vez, ressalta a importância do programa. “Ao concluírem as aulas, nossos alunos estarão aptos a entrar no mercado de trabalho com mais competitividade, sem falar do ganho cultural que eles irão adquirir ao longo dos próximos meses”, disse.
Reforçando esta perspectiva, a aluna Francisca Castro, que foi selecionada para participar do Programa de Intercâmbio, afirmou que esta é uma oportunidade que, até então, era inimaginável de ser alcançada por ela e por muitos dos seus colegas. “Para muitos de nós, uma oportunidade como essa era considerada impossível e agora vamos nos tornar profissionais mais qualificados para atuar no Piauí. E digo mais, não trocaria o ensino que vivencio hoje por o de nenhuma escola privada”, pondera.
Durante a solenidade, o governador Wilson Martins entregou ainda, simbolicamente, os kits de estudos aos alunos já selecionados a participarem do Programa de Intercâmbio Estudantil do Piauí.