Publicada em 22 de Março de 2014 �s 09h32
O governador Wilson Martins inaugurou, na tarde desta sexta-feira (21), as instalações da Unidade Básica Avançada de Saúde (UBAS), no município de Dom Inocêncio. A unidade oferecerá atendimento de urgência e emergência aos moradores da cidade e regiões vizinhas. A UBAS de Dom Inocêncio faz parte das 78 unidades entregues ou em fase de construção em todo o estado, levando atendimento de baixa e média complexidade às regiões mais distantes da capital. Cada Unidade Básica custa aproximadamente R$514 mil, entre obras e equipamentos.
“Entregar este tipo de obra é motivo de muito orgulho para todos nós, pois as Unidades Básicas de Saúde contam com estrutura moderna, permitindo melhorar o acesso da população à atenção básica em saúde de qualidade. Tais investimentos se somam a outras ações em saúde, a exemplo do cofinaciamento por parte do Estado, possibilitando o custeio de serviços como a compra de medicamentos e a conservação das ambulâncias. Além disso, podemos citar as reformas e ampliações dos hospitais regionais, que nos últimos anos, vêm contribuindo para a redução do envio de pacientes aos hospitais da capital”, ressalta o governador.
A ação fortalece a rede de saúde que trabalha com prevenção e atendimento básico no interior do Piauí e, ainda, reduz o número de pacientes que se deslocam aos hospitais regionais de urgência e emergência e à capital em busca desse tipo de atenção. Nas Unidades Básicas de Saúde os profissionais ajudam no controle de doenças, como a hipertensão, tuberculose, diabetes e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).
A Unidade de Dom Inocêncio, como todas as outras UBAs do Estado, atende aos padrões da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e conta com sala de parto equipada com berço aquecido, mesa de cirurgia, aspirador cirúrgico, material de esterilização, sala de vacina, sala de observação para homens e mulheres, farmácia, recepção, almoxarifado, sala de limpeza, sala de curativos e banheiros.
Visita às obras da adutora Padre Lira
Na oportunidade, Wilson Martins também visitou o canteiro de obras da adutora Padre Lira, que terá capacidade de produzir 280 milhões de metros cúbicos de água, garantindo regularidade na distribuição de água para cerca de 30 mil pessoas. A adutora Padre Lira está enquadrada no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Contenção de Enchentes e Seca, com extensão de 50 quilômetros e será abastecida pela barragem Jenipapo. A iniciativa tem o intuito de resolver de forma definitiva os problemas de abastecimento hídrico em algumas regiões do Piauí.