Publicada em 14 de Março de 2013 �s 16h30
O governador do Piauí, Wilson Martins, e o secretário da Educação, Átila Lira, acompanhados do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, inauguram nesta sexta-feira (15) e sábado (16), um polo e dois núcleos de Educação a Distância nos municípios de Luzilândia, Joaquim Pires e Matias Olímpio. Foram 100 núcleos construídos em todo o Estado, que estão sendo mobiliados e equipados para a oferta de educação de qualidade.
O investimento nas três obras é superior a um milhão de reais, com a construção do prédio, aquisição dos equipamentos, mobiliários e de computadores para o laboratório de informática, realizados através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc).
Segundo a gerente pedagógica da Superintendência de Ensino Superior (Supes) da Seduc, Lindalva Andrade, há uma proposta de oferta de dois cursos superiores nos núcleos.
"A perspectiva é que as aulas nesses núcleos iniciem ainda no primeiro semestre deste ano, com a oferta inicial de dois cursos de licenciatura por núcleo. Serão 50 núcleos a serem entregues pelo Governo do Estado ainda em 2013", explica Lindalva.
Eliana Mendonça Sampaio, superintendente de Ensino Superior da Secretaria da Educação, explica que "os cursos de graduação são ofertados pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Estadual do Piauí (Uespi) nos Polos de Apoio Presenciais da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Já, os Núcleos de Educação a Distância contribuem com os universitários, demais estudantes piauienses e a comunidade em geral, disponibilizando um local organizado administrativo e pedagogicamente para desenvolver seus estudos, com acesso gratuito à internet".
Para o secretário da Educação, "os Polos e Núcleos de Educação a Distância que estão sendo entregues estão prontos para cumprir seus objetivos, bem como possibilitar a oferta de cursos superiores, profissionalizantes para a comunidade em geral e inclusão digital, além de ampliar a oferta de educação pública piauiense com qualidade".