Publicada em 01 de Março de 2013 �s 17h00
O governador do Piauí, Wilson Martins, e o secretário da Educação, Átila Lira, inauguraram nesta sexta-feira (1º), um polo e um núcleo de Educação à Distância nos municípios de Castelo do Piauí e Buriti dos Montes. Até o momento, foram construídos 100 núcleos em todo o Estado, que estão sendo mobiliados e equipados para a oferta de educação de qualidade.
O investimento nas duas obras é superior a R$ 385 mil, com a construção do prédio, aquisição dos equipamentos, mobiliários e de computadores para o laboratório de informática, realizados através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc).
Segundo a gerente pedagógica da Superintendência de Ensino Superior (Supes) da Seduc, Lindalva Andrade, há uma proposta de oferta de dois cursos superiores nos núcleos. "A perspectiva é que as aulas nesses núcleos iniciem ainda no primeiro semestre deste ano, com a oferta inicial de dois cursos de licenciatura por núcleo. Serão 50 núcleos a serem entregues pelo Governo do Estado ainda em 2013", explica Lindalva.
Ainda segundo a gerente da Supes "os cursos de graduação são ofertados pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Estadual do Piauí (Uespi) nos Polos de Apoio Presenciais da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Já os Núcleos de Educação a Distância contribuem com os universitários, demais estudantes piauienses e a comunidade em geral, disponibilizando um local organizado administrativo e pedagogicamente para desenvolver seus estudos, com acesso gratuito à internet".
Para o secretário da Educação, "os Núcleos de Educação a Distância que estão sendo entregues estão prontos para cumprir seus objetivos, bem como possibilitar a oferta de cursos superiores, profissionalizantes para a comunidade em geral e inclusão digital, além de ampliar a oferta de educação pública piauiense com qualidade".