O governador Wilson Martins e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, definiram na tarde desta terça (13), em Brasília, um plano de enfrentamento à estiagem no Piauí. Até ontem, 42 municípios haviam decretado situação de emergência por causa da escassez de chuvas no estado.
Dentre essas ações está o reconhecimento por parte do Governo do Estado e do MI da situação de emergência dos municípios atingidos para que possam receber o Cartão Defesa Civil para assistência popular. Com o cartão, é possível realizar a compra de cestas básicas e pagamento de carros-pipa.
O valor a ser destinado via Cartão Defesa Civil dependerá de planilhas e relatórios dos municipios apontando população prejudicada e total de perdas.
Também será formalizado convênio entre Governo do Estado e MI para a construção de barraginhas, pequenas adutoras e poços dentro do programa Água para Todos. O convênio contará com projetos do Idepi, do Emater e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural.
"Estamos passando por um problema ainda mais sério que em outros anos. Temos uma bjos parceria com o Governo Federal e vamos otimizar nosso trabalho para tentar contornar os prejuízos da população, especialmente do semi-árido", disse o governador Wilson Martins.