Publicada em 29 de Julho de 2013 �s 14h46
O governador do Estado, Wilson Martins e o secretário da Educação e Cultura, Átila Lira, recebem, na manhã desta terça-feira (30), a campeã olímpica de judô, Sarah Menezes, para a assinatura da ordem de serviço para a construção do Centro de Artes Marciais que terá o nome da atleta piauiense. A solenidade está marcada para as 8h, no Palácio de Karnak.
A obra será construída na Praça das Palmeiras, no conjunto Saci, zona sul da capital. Com investimento de R$ 800 mil, o Centro terá 1.343,51 m² de área construída, com recepção, sala para atendimento de fisioterapia e psicólogo, refeitório, depósitos, banheiros adaptados e ambientes de judô; taekwondo e luta greco-romana.
De acordo com o coordenador do projeto, Expedito Falcão, todos os ambientes serão climatizados e terão áreas para aquecimento. "Estamos nos empenhando para elaborar esse projeto com o objetivo de melhor atender os atletas da rede estadual de ensino", diz o treinador, enfatizando que a prática esportiva andará em conjunto com a escola. "Para ingressar nas aulas de artes marciais, é necessário que cada um tenha média sete na escola", salienta.
O secretário estadual da Educação e Cultura, Átila Lira, ressalta que o Centro leva o nome de Sarah Menezes em homenagem à judoca campeã olímpica de 2012, que, hoje, serve de inspiração e orgulho para muitos adolescentes. "Estamos investindo no esporte com o intuito de diminuir a ociosidade da juventude e oferecer-lhes melhores oportunidades. Só em 2012, cerca de 4.500 alunos foram beneficiados de forma direta com boa estrutura física para o desenvolvimento de diversas modalidades esportivas, fortalecendo o ensino", destaca Átila Lira.
A construção do Centro está incluso na licitação nacional que prevê reformas e ampliações de escolas nos municípios de Santa Filomena e Monte Alegre do Piauí, além da construção de quadra poliesportiva em Cocal dos Alves e novas escolas em Luzilândia, Lagoa Alegre, Santana do Piauí e Riacho Frio.