Publicada em 24 de Setembro de 2013 �s 18h47
O governador Wilson Martins, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, assinaram, na noite desta terça-feira (24), a autorização do edital para a contratação de serviços de elaboração de estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental e do anteprojeto de engenharia do canal de integração do sertão piauiense a partir do rio São Francisco para suprimento hídrico das bacias hidrográficas dos rios Piauí e Canindé. O ato acontece na sede do Ministério.
O estudo visa à definição da melhor alternativa técnica, socioeconômica e ambiental para construção do Eixo Oeste. A previsão é que com a transposição seja beneficiada uma população de 600 mil habitantes em 26 municípios piauienses além da cidade de Remanso, na Bahia.
Segundo os termos de referência, a água será captada em Sobradinho e seguirá, com vazão de 30m³/s, por dois canais até a fronteira seca do Piauí.
O governador Wilson Martins ressaltou a importância e da luta por esta obra almejada por governadores e parlamentares federais desde a década de 1980. “Na 1ª reunião que tive com a presidenta Dilma Rousseff, o Eixo Oeste foi colocado como prioridade. Esse Ato é o 1º passo para a concretização desse sonho que terá um impacto direto em mais de 600 mil pessoas numa das regiões que mais sofre com a seca no nosso estado”, declarou. Está prevista a utilização da água do São Francisco para pecuária, aquicultura, agroindústria e revitalização de perímetros irrigados.
O ministro Fernando Bezerra afirma que a transposição irá trazer mais desenvolvimento para o Piauí. "É uma obra grandiosa, com 450 quilômetros de canais. É água para abastecimento humano e desenvolvimento de atividades econômicas", pontuou.
O edital deve ser publicado no Diário Oficial da União daqui a 8 dias. Também participaram da cerimônia parlamentares que compõem a bancada piauiense em Brasília. Confira a relação de municípios a serem beneficiados:
Dirceu Arcoverde São Lourenço do Piauí São Raimundo Nonato Coronel José Dias João Costa São João do Piauí Dom Inocêncio Lagoa do Barro do Piauí São Francisco do Piauí Jacobina do Piauí Patos do Piauí Massapê do Piauí Belém do Piauí Simões Padre Marcos Francisco Macêdo Alegrete do Piauí São Julião Jaicós Campo Grande do Piauí Vila Nova do Piauí Alagoinha do Piauí Monsenhor Hipólito Francisco Santos Santo Antonio de Lisboa Bocaina Remanso (BA)