O governador Wellington Dias esteve em audiência com o presidente da Cepisa, Nonato Castro, nesta quarta-feira (28), no Escritório da Residência Oficial, onde discutiram projetos prioritários de execução da rede elétrica para três regiões estratégicas do estado.
De acordo com o chefe do Executivo piauiense, a execução de uma rede em direção a Esperantina é uma das prioridades que em breve devem ser realizadas, com o objetivo de garantir carga elétrica para a região. “Lá, tem um potencial muito forte na agricultura, na pecuária, pega municípios que têm uma perspectiva na área de indústria e do comércio, muito forte. Temos que priorizar”, destacou o governador.
Wellington enfatiza que, na região dos Cerrados, onde fica localizada a Cotrirosa, que envolve os municípios de Uruçuí, Sebastião Leal, Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, Currais e Palmeira. “No platô que vai em direção a Santa Filomena, onde há um crescimento de consumo e necessidade de investimentos”, comentou Dias.
Outra prioridade citada pelo governador é a irrigação, desenvolvida em municípios como Simplício Mendes, Conceição do Canindé, Campinas, onde há uma expansão para a produção irrigada e há uma dificuldade de carga elétrica. “A empresa ficou de tratar essas regiões como prioridade”, destacou o gestor.
Reajuste
O governador também falou da preocupação com o reajuste da tarifa de energia e destacou que, ainda assim, o Piauí ficou com o 8° menor reajuste do país, já que o apresentando pela agência nacional do setor elétrico é de 20% e voltou a falar da necessidade da ampliação de energias mais baratas, a exemplo da eólica como alternativa.
Autoria: Tamyres Rebeca