Publicada em 18 de Janeiro de 2016 �s 16h30
Durante solenidade de promoção de 209 agentes penitenciários, nesta segunda-feira (18), o governador Wellington Dias anunciou a construção de novas penitenciárias nos municípios de Campo Maior e Altos, além de um Centro de Triagem em Teresina, com o objetivo de reforçar e ampliar o sistema prisional do Estado.
Durante a cerimônia, realizada no Palácio de Karnak em homenagem ao Dia do Agente Penitenciário, o chefe do executivo estadual destacou os avanços garantidos para a categoria e reforçou a parceria das instituições de justiça e segurança para uma política de pacificação do sistema penitenciário.
“Queremos parabenizar todos os agentes pelo seu dia e aproveitamos para destacar conquistas substanciais em 2015 para a área da Justiça, como reformas e projetos para novas unidades, reajuste salarial, promoções, além do concurso público para este ano com 75 vagas iniciais e mais 75 para cadastro de reserva”, frisa o governador.
Em seu discurso, o secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, enfatizou que a valorização dos agentes penitenciários, ações de ressocialização e melhorias na estrutura dos presídios estão entre as principais metas do Governo. “Até 2018 queremos dar continuidade a essas ações e marcar nossa gestão com resultados significativos não só para os agentes e demais servidores da Justiça, mas para todos os piauienses”, destaca.
Lotado na Casa de Detenção Provisória de Altos, o agente penitenciário Maurício Teixeira aguardava sua promoção há mais de quatro anos. “A Secretaria de Justiça vem ampliando o diálogo com a categoria, que é destemida e enfrenta os problemas do sistema de frente. Essa promoção representa muito não só para mim, mas para todos os agentes do Estado, que agora percebem a atenção do Governo no sentindo de atender nossas demandas”, diz.
Ainda durante a solenidade foram homenageados Delfran de Sousa, da Penitenciária de Floriano, como melhor gerente de unidade em 2015; a Penitenciária Feminina de Teresina, por melhor desenvolver ações de ressocialização; e a Penitenciária de São Raimundo Nonato, premiada como a unidade mais segura do Piauí.