O governador Wellington Dias participou da solenidade de recondução do promotor de Justiça Cleandro Moura ao cargo de procurador-geral de Justiça do Piauí, nessa sexta-feira (28), no auditório da Justiça Federal no Piauí.
Cleandro Moura foi o mais votado entre os oito candidatos que se apresentaram para as eleições realizadas no dia 12 de junho deste ano, encabeçando uma lista tríplice da qual participaram também os promotores de Justiça Paulo Rubens Parente Rebouças e Hugo de Sousa Cardoso, o segundo e o terceiro mais votados, respectivamente.
De acordo com a Lei Orgânica do Ministério Público, o governador poderia nomear qualquer um dos três membros da lista, mas optou por seguir a vontade expressa pela maioria dos procuradores e promotores de Justiça.
"Foram três nomes preparados e experientes. Nesse caso, compreendi, considerando não apenas por ser o mais votado, mas pelas qualidades que ele preenche para uma boa gestão. Tenho muita confiança de que o Ministério Público sob o seu comando vai continuar servindo bem na missão que é muito importante para todo povo do Piauí”, afirmou o chefe do Executivo estadual.
Sobre o trabalho que deve realizar, o procurador garante a manutenção de alguns projetos e início de outros. “A intenção é avançarmos ainda mais num serviço de qualidade e aproximar o Ministério Público que é um braço forte do cidadão na defesa dos direitos da educação, saúde, do idoso; no combate à violência, ao crime organizado. Vamos iniciar novos projetos e levar a todos os municípios piauienses. Nossa intenção é abrir as portas do Ministério Público para o cidadão piauiense”, destacou o Cleandro.
O procurador tem admiração de gestores do Estado. "Embora sendo jovem, Cleandro Moura tem demonstrado uma capacidade muito grande de diálogo, mantendo a liderança no sentido de que o Ministério Público, órgão fundamental para a nossa democracia, cumpra a sua missão de fiscal da lei e da sociedade", afirmou o secretário estadual de Governo, Merlong Solano.
Perfil
Cleandro Alves de Moura é piauiense e entrou no Ministério Público em 1996. Iniciou a carreira como promotor substituto nas promotorias de Justiça de Avelino Lopes, Parnaguá e Curimatá. Respondeu, também, por inúmeras promotorias como as de São Gonçalo, Pio IX, Santa Cruz, Cocal, Luzilândia, Esperantina, Barras e Luis Correia.
O atual procurador-geral já ocupou os cargos de coordenador-geral do Procon/MP-PI, sub-coordenador do Procon de Parnaíba e membro do grupo de promotores designado para desenvolver ações de combate ao crime organizado e atos de improbidade.
Autoria: Aline Medeiros