Publicada em 15 de Junho de 2015 �s 14h51
O governador Wellington Dias participou, nesta segunda-feira (15), da solenidade de posse do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE), Kleber Eulálio, que ocupa a vaga do conselheiro Anfrísio Lobão. Na oportunidade, o governador destacou a importância do órgão que julga as contas do Estado.
“Kléber, com quem já tive a oportunidade de trabalhar em outras ocasiões, tem experiência e honra o nosso Estado. O Tribunal de Contas tem uma função essencial, que é julgar as contas do Estado, por isso, deve agir com transparência”, destacou o governador.
Dias revelou ainda que está trabalhando pelo Piauí, no sentido de adquirir financiamentos para a retomada de obras. “Estamos destravando empréstimos junto ao Banco do Brasil, para dar início à retomada de obras que vão contribuir para a melhoria da qualidade de vida do povo”, completou.
Em seu discurso, o novo conselheiro do TCE defendeu um novo pacto federativo, pois, segundo ele, uma boa gestão pública passa por essa discussão. “Hoje, as receitas estão concentradas no Governo Federal, mas as maiores responsabilidades pela prestação dos serviços à sociedade recai sob os municípios”, afirmou.
O novo conselheiro revela ainda que existem grandes dificuldades para que os prefeitos municipais alcancem uma gestão adequada e eficiente. “Com os recursos escassos, financeiramente asfixiados, com responsabilidades ampliadas e sujeito à pressão direta e imediata dos cidadãos, chegou a hora de se pensar um novo pacto federativo de modo a assegurar a justa e equilibrada distribuição das receitas e encargos entre União, estados e municípios”, defendeu.
Estiveram presentes os senadores Elmano Férrer e Ciro Nogueira, o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho e deputados estaduais e federais.