Publicada em 09 de Março de 2016 �s 16h44
O governador Wellington Dias participou, na manhã desta quarta (9), no Palácio do Planalto, em Brasília, da cerimônia de lançamento do II Pronatec: Medidas de Fortalecimento para a Formação Técnica e Profissional, pela presidente Dilma Rousseff que ampliou de 1,2 milhão de vagas em 2015 para dois milhões de vagas para 2016.
Segundo Wellington, este é um momento positivo para educação brasileira, sobretudo, para formação e qualificação técnica. “Estou feliz em participar de um evento cuja temática é priorizar jovens e adultos”, disse, enfatizando que a presidente executou o Pronatec no primeiro mandato, somando ao trabalho realizado pelo ex-presidente Lula, que se preocupou em expandir a rede de ensino técnico.
O Pronatec funciona em todo o país, proporcionando qualificação e tem parceria que envolve órgãos do Sistema S, como Senai, Sesc, Senac, Sebrae e ainda com estados, municípios e Institutos Federais.
O governador diz que o programa passou por um aperfeiçoamento, com a inclusão de três novas modalidades. “A primeira é o casamento do ensino de jovens e adultos já desde o ensino fundamental com a qualificação profissional. Então, as pessoas que pararam de estudar, como os 90 mil alunos que acabamos de matricular no Piauí não têm uma profissão e o que faz uma pessoa adulta que está trabalhando ou procurando emprego a buscar a sala de aula, é justamente a profissionalização”, explica o governador.
O outro caminho defendido pelo Pronatec é a associação com a educação tecnológica, que permite adequar o horário do aluno à sua realidade. O terceiro ponto é criar um sistema em que o aprendizado na primeira qualificação seja aproveitado nas etapas seguintes, como o curso técnico mais avançado até o curso superior.
“Isso é algo inovador e mesmo num momento difícil financeiramente, houve a ampliação do número de vagas de 1,2 milhão para 2 milhões em 2016, o que é bom para o Brasil e o Piauí”, diz o governador.