O Governo do Estado inaugurou, nessa quarta-feira (12), o primeiro Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), no município de Campo Maior. A ação, que está prevista para os 224 municípios piauienses, representa a política estadual de descentralização no atendimento dos serviços públicos, reunindo diversos órgãos em um só local.
Buscando maior agilidade, controle administrativo e salto na economia de gastos, a construção do Ciac é resultado de um investimento orçado em R$ 331.882 provenientes do Tesouro Estadual para a estruturação física e de equipamentos de informática. Em um só local, a população da região poderá ter acesso a serviços de água e luz, trânsito, trabalho, expedição de documentos, dentre outros.
"Por que só na capital temos de ter um centro administrativo? Essa facilidade é uma meta. Queremos ter essa padronização, dar condições melhores para os servidores e para os cidadãos que serão atendidos. O objetivo é ter essa integração entre os órgãos do Estado, fazendo com que os servidores conheçam as demais pessoas que constroem o Piauí. O que queremos é preparar o estado para novas etapas”, pontuou o governador Wellington Dias.
Para o secretário de Estado da Administração e Previdência, Franzé Silva, a entrega do Ciac representa um novo marco para o atendimento público ao cidadão piauiense. "Queremos integrar todos os serviços nos 224 municípios do Piauí. Todos os órgãos estarão integrados com conforto, tecnologia e qualidade no atendimento", garantiu o gestor.
O prefeito de Campo Maior, professor Ribinha, comemorou a inauguração do polo. "Queria agradecer ao Governo do Estado por escolher Campo Maior como o município piloto a ser contemplado com o Ciac, com ele podemos integrar serviços do Estado e do Município. Quero também agradecer pelo esforço de sempre direcionar ações para nossa cidade” disse.
O centro conta com postos de atendimento das secretarias de Estado da Assistência Social (Sasc), Trabalho e Empreendedorismo (Setre), da Cultura (Secult), da Segurança Pública (SSP) e do Desenvolvimento Rural (SDR), além da Junta Comercial (Jucepi) e Junta de Serviço Militar. Também podem ser encontrados no Ciac de Campo Maior, os serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Gerência de Trânsito (GTrans), Eletrobras e da Empresa de Gestão de Recursos (Emgerpi). A Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi) e a Fundação Antares também possuem postos no centro integrado.
Homenagem
O Ciac de Campo Maior também conta com uma lanchonete e um auditório com cerca de 50 lugares que recebeu o nome de Luiz José Ribamar Lopes, o Luiz Eduvirges, liderança histórica dos trabalhadores rurais do município e da região. "É um prazer poder homenagear esse grande brasileiro que é o senhor Luiz Eduvirges. Ele contribuiu para a democracia brasileira, para a organização dos trabalhadores e dos sindicatos na região", lembrou o governador.
Com 87 anos de idade, o senhor Luiz Eduvirges é uma liderança histórica dos trabalhadores rurais de Campo Maior. Seu Luiz foi preso político na época da ditadura militar e um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Partido dos Trabalhadores (PT) estadual.
Esporte
A visita de Dias a Campo Maior também marcou o anúncio da entrega da reforma do Estádio Municipal Deusdeth de Melo. De acordo com o presidente da Fundação dos Esportes do Piauí, a obra resultou no investimento de cerca de R$ 200 mil e deverá ser entregue em breve. "Daqui a dez dias, vamos entregar essa obra com iluminação, gramado, irrigação automática e vestiários. Agora também vamos poder praticar esporte à noite", comemorou Paulo Martins, presidente da Fundespi.
Ensino Superior
O governador Wellington Dias anunciou a oferta de 50 vagas para o curso de Administração pela Universidade Aberta do Piauí (Uapi) em Campo Maior, e também para outros municípios da região, como Assunção e São João da Serra. O edital para o preenchimento das vagas já foi lançado e as aulas deverão iniciar em setembro deste ano.
Casa própria
A solenidade de inauguração do Ciac contou ainda com o anúncio, por parte da Emgerpi, da entrega de hipotecas no município para 99 residências do Conjunto Lucídio Portela. "Também iremos trabalhar com o Conjunto Agenor Melo e os demais conjuntos do Iapep e da Cohab, beneficiando 442 famílias em Campo Maior", afirmou o presidente do órgão, Ricardo Pontes.
O governador falou da importância de promover essa ação social para piauienses que estão há cerca de 34 anos sem o documento de suas residências. "Significa que, a partir dos registros de cartório, essas casas são dessas famílias e de seus herdeiros. É um ato muito significativo para o nosso estado", revelou o governador.
Novas autorizações
Em seu pronunciamento para os campo-maiorenses, Dias ainda anunciou mais ambulâncias do Samu para o município e também mais quilômetros de asfalto. “Me comprometo em realizar o asfalto entre Campo Maior e Coivaras. Muito em breve espero voltar aqui para assinar a ordem de serviço”, adiantou o gestor.
Autoria: Valmir Macêdo