Publicada em 19 de Fevereiro de 2016 �s 15h01
O governador Wellington Dias e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, participaram, nesta sexta-feira (19), de um encontro com alunos e professores da escola estadual João Henrique de Almeida Sousa, na zona sul de Teresina. O Governo Federal estabeleceu esta data como o Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o zica. A meta é alertar professores, alunos e funcionários das escolas para a necessidade de combater o mosquito transmissor da dengue, febre amarela, zica e chikungunya cuja proliferação é uma ameaça importante à saúde pública.
Na oportunidade, o chefe do executivo estadual informou que as pesquisas para descobrir os impactos do zika vírus em bebês estão bem encaminhadas. “Em algum momento, nós vamos ter alternativas como a de vacinas para evitar a dengue, a zika e a chikungunya, mas, enquanto isso, temos que trabalhar combatendo o mosquito”, explicou o governador. Wellington acrescentou a presidenta Dilma e o ministro (da Educação, Aloízio) Mercadante orientaram e o Estado, por meio da educação, está incluindo cerca de 1,1 milhão de estudantes de todos os municípios, nas ações de conscientização e combate ao mosquito transmissor das doenças. Contamos com a rede municipal, estadual e o setor de educação privada para garantir a vitória do país inteiro nessa luta”, declarou Dias.
A secretária da Educação, Rejane Dias, destacou que toda a equipe da Seduc está engajada em ações informativas de combate ao Aedes aegypti, além dos estudantes e pais de alunos. “Aquilo que trabalhamos em 2015 já nos permite colher frutos. Tivemos uma redução de 56% dos casos de dengue em um período que era pra ter subido muito, visto que começou a chover”, frisou Rejane Dias.
Celso Pansera, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, explicou que o Governo Federal está envolvendo mais de 60 milhões de brasileiros no combate ao mosquito e elogiou as ações implementadas no estado. “O Piauí fez seu trabalho bem feito. Houve uma redução significativa do ano passado pra esse ano, mas nós temos que ter 100% de combate ao mosquito”, afirmou. Segundo ele, mais de 2/3 dos focos de mosquito estão no ambiente particular, nos quintais e dentro das residências.
O ministro informou que o Governo Federal irá anunciar, nas próximas semanas, um pacote na área de ciência e tecnologia para as pesquisas. “Temos bons caminhos para as pesquisas, nós temos indícios de vacina com 90% de eficiência para os próximos anos e estamos montando as redes de pesquisa para o zika vírus, com o intuito de definir efetivamente como o vírus atinge o corpo humano. Mas por enquanto o importante é que a população saiba que temos que combater o vetor”, anunciou Celso Pansera.