Publicada em 10 de Setembro de 2015 �s 12h54
O governador Wellington Dias participou, na manhã desta quinta-feira (10), da solenidade de entrega de certificados a 96 reeducandas da Penitenciária Feminina de Teresina, que concluíram os cursos de capacitação em Embelezamento e Corte e Costura, por meio do programa Qualifica Piauí, do Governo do Estado. A qualificação é uma parceria da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) e da Secretaria da Justiça do Piauí (Sejus) e tem como objetivo oferecer às detentas uma nova oportunidade de inserção no mercado de trabalho, por meio da formação profissional, promovendo a efetiva ressocialização.
Em seu discurso, Wellington destacou a importância do Estado criar oportunidades para reintegrar os detentos e os egressos do sistema penitenciário ao convívio social. “É preciso reunir profissionalização e empreendedorismo, para criar oportunidades para os detentos terem uma perspectiva de vida melhor, ao vislumbrarem a possibilidade do trabalho, inclusive a de se tornar um profissional autônomo, dono do próprio negócio”, frisou o governador, explicando que o caminho para a ressocialização é integrar educação e profissionalização.
Dias explicou que o Estado está firmando parcerias com empresas privadas para que possam abrir possibilidades de contratação de egressos do sistema penitenciário, como forma de reintegrá-los ao convívio social de forma efetiva e adequada.
Segundo o secretário da Justiça, Daniel Oliveira, o projeto é levar a promoção de cursos de capacitação profissional a todas as unidades prisionais do estado, tanto para as penitenciárias femininas quanto para as masculinas. “Além da qualificação profissional promovida pela Setre, também estamos trabalhando para levar o Pronatec para dentro das penitenciárias. A proposta é realizar a inclusão efetiva”, garantiu o secretário.
Na oportunidade, Gessivaldo Isaías, secretário do Trabalho e Empreendedorismo, explicou que a Setre está providenciando a emissão de Carteiras de Trabalho para as reeducandas da Penitenciária Feminina.
Capacitação será realizada em todo o estado
Esta é a segunda turma formada no sistema penitenciário em um curso profissionalizante - a primeira foi na Colônia Agrícola Major César Oliveira, que capacitou 32 internos na área de Construção Civil. O Governo do Estado vai levar cursos profissionalizantes do programa Qualifica Piauí para as penitenciárias do interior. A Penitenciária Feminina de Picos deve ser a próxima a receber os cursos de Embelezamento e Corte e Costura.