Publicada em 07 de Novembro de 2015 �s 11h23
Com o objetivo de discutir o desenvolvimento da região da Serra da Capivara, o governador Wellington Dias participou, na manhã deste sábado (7), de uma reunião de trabalho com prefeitos e empresários da região, autoridades do Estado e representantes de bancos. Na oportunidade, foi discutida a necessidade de fomentar e incentivar uma infraestrutura de turismo, transportes, abastecimento de água e energia elétrica, Universidade Aberta, cadeias produtivas, saúde e segurança pública de qualidade, entre outros pontos.
Wellington falou sobre as alternativas para estimular e desenvolver o turismo da região através do incentivo ao setores da hotelaria e alimentação, infraestrutura de transportes (construção de novos aeroportos, rodovias e ferrovias), estímulo à produção agropecuária e meio ambiente e políticas de tratamento dos resíduos sólidos.
O chefe do executivo destacou a importância de ouvir os diversos segmentos que investem na região e quem tem interesse em investir na Serra da Capivara, visto que o Governo do Estado tem investido muitos recursos na região. "Com a inauguração do aeroporto de São Raimundo Nonato já é possível dar vazão à produção agrícola da região, além de receber turistas do mundo inteiro. Temos que desenvolver não só o município, mas toda a região. Para isso, vamos criar novos pontos turísticos e resgatar os que estavam esquecidos", afirmou.
Outros pontos discutidos durante a reunião foram as atividades de mineração realizadas nas comunidades quilombolas, reativação dos pontos de cultura, qualificação profissional para quem trabalha com o turismo e as políticas públicas para a apicultura, atividade de destaque na região. Wellington afirmou que o território possui muitas Casas de Mel desativadas e a intenção é reativá-las. "Devemos também criar uma central de cooperativas seguindo o modelo da Casa Apis e da Coocajupi", garantiu Dias.
Wellington informou que irá organizar câmaras setoriais para a agricultura em cada um dos territórios de desenvolvimento do Piauí.
Agenda Ainda cumprindo agenda em São João do Piauí, o governador participou de uma ação desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), a Campanha de Revitalização do Rio Piauí, com o plantio de mudas de arvores nativas, a fim de garantir a manutenção das matas ciliares na beira do rio.
Wellington também participou da inauguração da Sala de Estabilização do Hospital Estadual Teresinha Nunes de Barros. A sala vai receber pacientes que necessitem de cuidados imediatos até que estejam em condições de serem transferidos para unidades de alta complexidade. Durante a inauguração, o governador anunciou que até 2017, o Piauí terá as cinco redes de saúde estruturadas, realizando atendimentos na atenção básica, rede cegonha, serviços odontológicos e medicina preventiva e curativa. Wellington informou ainda que a meta para a saúde no estado é descentralizar os serviços de pequena e média complexidade.