Publicada em 02 de Janeiro de 2015 �s 18h10
O governador Wellington Dias viajou a Brasília, onde, além de participar da posse da presidente Dilma Rousseff na quinta-feira (1º), esteve com ministros e tratou de assuntos ligados aos decretos assinados por ele a fim de manter os serviços essenciais do Estado.
Dias conversou com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre o decreto de emergência e marcou para a quarta-feira (7) uma audiência onde será discutida a viabilidade de uma parceria entre Estado e União para a criação de um comando unificado das forças de segurança locais com a Força Nacional de Segurança.
Em seguida, o governador e a deputada eleita Rejane Dias estiveram com o ministro da Educação Cid Gomes com quem trataram sobre a situação de emergência da educação e marcaram uma audiência de trabalho que será realizada na próxima terça-feira (6). Um dos objetivos é debater a prorrogação das matrículas do ano letivo até o mês de março para não prejudicar os alunos da rede estadual. O ministro se mostrou bastante receptivo e afirmou que está disposto a ampliar no Piauí o programa Alfabetização na Idade Certa.
Também acontecerá na terça-feira uma audiência com o ministro da Saúde, Artur Chioro, com quem o governador conversou e solicitou apoio emergencial. Chioro se comprometeu a enviar em breve uma equipe ao Piauí para traçar um plano de trabalho na área.
Acompanhado da vice-governadora Margarete Coelho, Dias esteve ainda com ministro da previdência Carlos Eduardo Gabas, com quem tratou sobre o equilíbrio das contas da previdência nos estado. Wellington Dias e o senador Ciro Nogueira foram ao Ministério da Integração Nacional para tratar com o ministro Gilberto Occhi sobre o abastecimento de água no estado, assunto que também foi abrangido nos decretos de emergência.