Publicada em 18 de Agosto de 2015 �s 13h24
Com o objetivo de apresentar aos deputados estaduais um relatório da viagem que fez em julho aos Estados Unidos (EUA), o governador Wellington Dias participou, na manhã desta terça-feira (18), de uma reunião com os parlamentares na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Wellington informou que a ida aos EUA teve como objetivo apresentar, para empresas estrangeiras, as oportunidades de investimentos no Estado do Piauí e buscar a retomada de contratos de financiamentos anteriormente celebrados, e que se encontravam paralisados, junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Wellington Dias entregou ao presidente da Alepi, Themístocles Filho, um relatório sobre a missão oficial aos EUA, onde acertou parcerias e empréstimos junto a bancos internacionais para investimentos em áreas específicas como turismo, educação, programa de Parcerias Público-Privadas (PPP) e segurança pública.
Segundo Dias, o Piauí será um dos primeiros estados a celebrar contrato de financiamento com o Banco Mundial, com o qual tratou da liberação do empréstimo de US$ 320 milhões.
O governador explicou que teve encontros com a direção do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com a Câmara de Desenvolvimento dos Estados Unidos, para tratar da retomada do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), nos estados do Nordeste. Os valores negociados devem movimentar investimentos na ordem de R$ 1 bilhão.
“Discutimos a possibilidade de retomar o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e o Programa de Desenvolvimento da Produção (Prodepro), que são projetos de interesse dos governadores do Nordeste", garantiu Wellington.
Wellington destacou ainda a agenda com a Câmara de Desenvolvimento do Comércio entre o Brasil e os Estados Unidos. O gestor informou ainda no mês de agosto será realizada a primeira missão da Câmara no Piauí. "Ficaram agendadas a primeira missão para agosto e uma segunda em setembro, na qual a câmara vai fazer uma preparação em diferentes áreas, principalmente no turismo", explicou.
O chefe do executivo do Estado garantiu que mantém um bom relacionamento com o Legislativo e que a visita serviu para dialogar acerca de pontos importantes para o desenvolvimento do estado, como a regularização fundiária, o fomento da infraestrutura logística (estradas, vias férreas e portos) e o desenvolvimento de Parcerias Público-Privadas (PPP).