Publicada em 17 de Abril de 2015 �s 10h23
Depois de conhecer as instalações do Cies e Ceir, o ministro Mangabeira Unger, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, proferiu a palestra O novo modelo de desenvolvimento regional e o Federalismo Cooperativo, para secretários de Estado, empresários.
Na ocasião, o governador Wellington Dias fez uma demonstração das potencialidades econômicas e sociais do Piauí, destacando as ações realizadas como incentivo à produção de energias renováveis, investimentos em infraestrutura, ressaltou os indicadores econômicos e garantiu que trabalha com a meta de dobrar o Produto Interno Bruto (PIB) do estado.
Segundo o governador, o Piauí está crescendo acima da média do Brasil e do Nordeste e destacou que o grande desafio é o aumento da renda. “O Piauí está fazendo o dever de casa”, disse, enfatizando que o governo ultrapassa o limite estabelecido de 25% investido em educação e também investe além de 12% do orçamento na saúde.
O governador explicou ao ministro e aos presentes que o Piauí tem taxa boa de pessoas estudando. “É uma média acima do Nordeste e do Brasil. Atualmente, 32% da população está estudando alguma coisa e o governo paga aos professores valor acima do piso nacional”, explica, enfatizando que em 2014, 94% da população em idade até 14 anos está matriculada.
O desafio, segundo o governador, é organizar a Secretaria da Educação para receber os alunos que trabalham durante a semana, nos dois turnos, para estudar aos fins de semana. “Queremos dar oportunidade aos que estão fora da escola”, disse, declarando que o desafio é levar aos municípios creches, ensino fundamental, médio até a universidade, especialização.
O governador disse ainda que na área de infraestrutura, também são feitos investimentos, e até julho, a meta é inaugurar o aeroporto de São Raimundo Nonato e destacou ainda outras obras de infraestrutura, como a Transnordestina, cuja meta é concluir a parte do Piauí em dezembro de 2016.