Estudantes de Teresina encontraram dificuldade no retorno para casa após as provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado (5). Os maiores problemas foram registrados na Universidade Federal do Piauí (Ufpi), localizada na Zona Leste de Teresina, e na avenida Barão de Gurgueia, na Zona Sul.
Os pontos de ônibus ficaram lotados e estudantes reclamavam do tempo de espera. Maria de Fátima Alencar, de 19 anos, disse que terminou as provas 15h e mais de uma hora depois ainda estava no ponto. “Estou aqui há mais de uma hora e quase desisti de esperar. Quando passa um coletivo é lotado e já não cabe mais ninguém”, reclamou.
Outra que estava insatisfeita era Rafaela Silva Santos. Ela acredita que o problema tenha sido o aumento de passageiros por conta do Enem e a diminuição de ônibus por ser final de semana. “Geralmente as empresas diminuem a quantidade de carros aos finais de semana e a quantidade de passageiros só aumentou devido às provas. Acredito que a demora e os coletivos lotados sejam por essa causa”, relatou.
No domingo (6), os estudantes encaram as 45 questões de linguagens e códigos, mais 45 de matematica e a redação. O tempo de prova é maior com 5h30 de duração. O fechamento dos portões acontecem às 13h (horário de Brasília) e as provas começam às 13h30.
Enem no Piauí
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no Piauí 198.234 estudantes estão inscritos para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano. No entanto, por conta das ocupações em alguns locais de prova, o exame teve que ser adiado para 1.912 candidatos no estado.
Em todo o país, foram 8.732.184 inscritos. O exame é a única forma de ingresso em universidades federais e institutos federais, que adotaram o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No Piauí, 19.938 farão o Enem para garantir a certificação de conclusão do Ensino Médio.
O Inep afirmou, no fim da tarde da sexta-feira (4), que todos os candidatos da edição 2016 do Enem que não receberam qualquer aviso sobre o adiamento do local de provas deve realizar o exame neste fim de semana.
Os locais onde as provas foram adiadas são: Os locais são: o campus Professora Cinobelina Elvas da Universidade de Federal do Piauí (UFPI), na cidade de Bom Jesus, e o campus Sul do Instituto Federal de Educação (IFPI), em Teresina.
O que levar para a prova
O edital permite que os participantes levem comida e bebida para a sala de provas. É possível que o candidato leve garrafa com água e lanches leves. O candidato pode levar potes de comida transparentes.
Não é permitida a entrada com bonés ou óculos escuro, smartphones e tablets.Não é obrigatório imprimir cartão de confirmação, mas o Inep recomenda levar cartão impresso, para ver detalhes sobre local de provas.
A caneta a ser utilizada para marcar o cartão-resposta deverá ser de tinta preta. O candidato não pode esquecer de levar o RG.
Segurança e transporte
Um efetivo de 950 policiais militares vai realizar a segurança em todo o Piauí durante a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o trabalho principal dos policiais é garantir a escolta dos malotes das provas e manter a ordem e segurança nos 490 locais de aplicação.
Para garantir a mobilidade dos estudantes, a Prefeitura de Teresina organizou uma operação especial no local onde haverá maior fluxo de veículos, além de mantar a frota normal no domingo - dia da semana em que ela geralmente é reduzida.
Além disso, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), responsável pelas ações de trânsito na cidade, estará com equipes de agentes de trânsito nos locais de maior fluxo de veículos para evitar congestionamentos.