O homem preso na manhã desta sexta-feira (4) por "estupro virtual" tem 30 anos e é vigilante, segundo informou o delegado Daniel Pires, da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática. De acordo com ele, a motivação foi raiva e ciúmes, porque a ex não queria reatar o namoro. O que chocou a polícia foi que a vítima se relacionou com o suspeito há cinco anos.
"Ela já estava com outra pessoa e não queria mais ficar com ele. Ele ligava, mandava mensagens, mas ela recusava", disse. Diante disso, segundo a polícia, o homem fez fotos sem autorização da ex-namorada nua, enquanto ela dormia, e criou dois perfis falsos no Facebook para ameaçá-la.
O crime cometido pelo homem ainda é de pouco conhecimento no Brasil, de acordo com o delegado. Embora o "estupro virtual" não esteja previsto na lei nestes termos, o crime de estupro descrito no artigo 213 do Código Penal, pelo qual o homem foi preso, já prevê a pena para quem força alguém a praticar qualquer tipo de ação de cunho sexual, contra sua vontade, sob ameaça ou uso de violência.
Neste caso, após a obtenção das imagens íntimas da ex, o vigilante criou um perfil falso e manteve contato com ela para pedir novas imagens. Ele chegou a criar uma segunda conta anônima com imagens da moça e de seu filho e a ameaçou dizendo que divulgaria o perfil para familiares e amigos, caso não recebesse novas 'nudes'.
"Inicialmente nós agimos para estancar o sofrimento dela. Pedimos ao Facebook que cancelasse aqueles perfis e impedisse a criação de qualquer perfil falso partindo do local onde aqueles inicialmente foram criados", declarou.
A mulher soube apenas hoje, após cumprimento de mandado de prisão, que o autor do crime era seu ex-namorado. Um parente dele, que morava na mesma casa, chegou a ser ouvido mas foi liberado após a polícia comprovar que ele não participou.
O delegado destacou que a ação é um crime hediondo e que causa verdadeiro "terror psicológico" nas vítimas. Disse ainda que a mulher, quando soube da autoria, sequer conseguiu assinar seu próprio nome.
"No documento que ela precisou assinar, parecia alguém que nem sabe escrever, só do nível de medo e angústia. Ela agora está se culpando, procurando motivos pelo qual ele fez isso. Nunca, jamais uma mulher estará errada e vai merecer isso. Ela pode ter 10 relacionamentos, nada justifica esse terror psicológico", declarou.
O homem está preso e responderá por estupro. Em sua casa, a polícia apreendeu equipamentos eletrônicos que ainda serão periciados.