Vigilância Sanitária....
Em virtude da proximidade da Semana Santa, os Técnicos da Gerência de Vigilância Sanitária (GEVISA) realizaram na manhã desta quarta-feira (28) fiscalização no Mercado do Peixe, localizado na zona Leste de Teresina.
Durante a fiscalização foram recomendadas algumas ações para melhorias na estrutura, tais como as condições do isopor que armazena o peixe, a utilização de gelo para manter a temperatura do pescado, o uso de uniformes pelos trabalhadores do local, além de analise da qualidade do peixe vendido.
Até o momento, já foram vendidos 242.298 quilos de peixe no atacado, destinados ao comércio em todo o Estado e 44.660 quilos para o varejo em Teresina. O produto é proveniente de vários estados, como Piauí, Maranhão, Bahia e Ceará.
A gerente da GEVISA, Adriana Melo, destaca os cuidados que o consumidor deve ter ao comprar o produto. "O peixe deve estar acondicionado de forma correta, deve ter olhos brilhantes e salientes, escamas aderidas, guelras vermelhas, odor suave e carne firme. Já o camarão, deve apresentar corpo curvo e firme, sem manchas escuras, casca aderente ao corpo e cheiro suave".
O Mercado do Peixe conta atualmente com 20 permissionários vendendo no varejo, 32 no atacado, três fábricas de gelo, duas câmaras frias, depósito e cinco lanchonetes. O administrador do Mercado do Peixe, Ezio Fernandes, afirma que a procura pelo peixe sempre aumenta esta época do ano, em virtude da Quaresma e da Semana Santa, mas que as pessoas estão mudando seus hábitos alimentares e vêm consumindo mais peixe.
"Como a população está sempre em busca de uma vida mais saudável, a procura por peixe no Mercado tem aumentado, não só em virtude do período da quaresma, mas a população teresinense tem consumido mais peixe. Os tipos de peixe que mais saem são: tilápia, banquinho, pescada amarela e tambaqui", destaca o administrador do Mercado.
De março do ano passado até agora, o Mercado do Peixe já passou por melhorias tais como da iluminação, reforma dos banheiros, pintura, asfalto e capina ao redor do mercado, além de dedetização das instalações. A Gevisa atenta ainda que os consumidores podem denunciar as irregularidades encontradas em estabelecimentos comerciais ligando para os telefones 3215 9102 e 3215 9115, de segunda a sexta-feira.