Um vídeo, registrado por funcionários do Instituto de Criminalística do Estado, mostra um acúmulo de sacos de lixo no pátio da instituição. No vídeo é possível verificar sacos de lixo empilhados próximos a motocicletas e carros que estão estacionados no local. O lixo acumulado no IML foi recolhido por uma empresa privada de coleta após a situação vir a público
De acordo com o Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Piauí (Sindiperitos-PI) a coleta de lixo no local não era realizada havia quatro meses.
Segundo Jorge Andrade, presidente do sindicato, no local também funciona o Instituto Médico Legal (IML) e parte do material, que é composto por lixo hospitalar, não recebe descarte apropriado.
“É um lixo que não pode ser descartado de forma comum, pois o IML possui na sua estrutura lixo hospitalar, como resto cadavérico e outro materiais que não podem ser negligenciados”, informou.
A direção do IML informou que o trabalho de coleta, que era realizado pela Prefeitura Municipal de Teresina, foi interrompido.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) explicou que a coleta foi suspensa pois o lixo de empresas e instituições públicas ou privadas é extra domiciliar e não pode ser comparado aos resíduos produzidos em residências.
A Semduh informou ainda que a suspensão dessa coleta aconteceu no mês de maio de 2019 e que é de responsabilidade do IML iniciar um projeto licitatório para a contratação de uma empresa que dê a destinação correta ao lixo produzido pela instituição