O vice-presidente da Câmara Municipal de Nazária, 34 km ao Sul de Teresina, vereador Cícero da Silva Rocha, foi preso preventivamente, na manhã desta terça-feira (2), suspeito dos crimes de fraude eletrônica e associação criminosa. O g1 não conseguiu contato com o parlamentar ou com a defesa dele.
Segundo o delegado Odilo Sena, do 6º Distrito Policial (6º DP), Cícero é suspeito de aplicar o golpe do “falso emprego” no município. O vereador solicitava documentos de pessoas desempregadas e utilizava os dados em golpes.
"Essa organização criminosa que ele faz parte agia lesando pessoas físicas, revendedoras de carros e bancos. Ele, se aproveitando do cargo de vereador, atuava ganhando a confiança de pessoas que haviam perdido o emprego e pegava a documentação deles, prometendo novas contratações. No entanto, ele entregava esses dados para outros membros da organização, que aplicavam o golpes", explicou o delegado.
Ainda conforme Odilo Sena, outro membro da organização, o corretor Danilo Ferreira e Silva, que está foragido, abria contas em bancos com os dados obtidos pelo vereador e financiava carros em revendedoras, que nunca eram pagos.
Com as falsas promessas de emprego, o vice-presidente da Câmara teria conseguido aplicar o golpe em pelo menos três pessoas. Ao todo, a organização criminosa pode ter feito cerca de nove vítimas e o prejuízo foi algo em torno de 350 mil reais.
A ação prendeu ainda Raimundo Lopes Bezerra Filho, em Teresina, e Wanderson Fernandes Lima Negreiros, no Ceará. As prisões fazem parte da Operação Vaga Fantasma, realizada pelo 6º DP.