Publicada em 01 de Julho de 2015 �s 12h31
A vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, representou o governador Wellington Dias, nesta terça-feira (30), na abertura do Seminário Federalismo, Desenvolvimento e Planejamento Regional, no Cineteatro da Assembleia Legislativa do Piauí. O evento consiste em capacitar os gestores dos órgãos estaduais e debater o federalismo, tendo como base a nova ordem econômica social.
De acordo com o secretário do Planejamento, Antonio Neto, o evento vai tratar das questões regionais nordestinas com foco na redução das desigualdades, avaliação e pactuação de políticas públicas regionais. “O Piauí vai ficar sintonizado com as políticas de desenvolvimento por meio dos debates com os fixadores que estão formulando políticas voltadas à questão regional”, explicou o gestor.
Segundo a vice-governadora, o ambiente proposto com gestores públicos, professores, estudantes universitários, lideranças de entidades empresarias e sindicais, representantes da Sudene e Ministério da Integração, será palco de discussões profícuas com enfoque no desenvolvimento do estado na perspectiva do federalismo cooperativo.
“Para um bom gerenciamento do Estado é preciso que haja pesquisas e planejamento para uma administração pública eficiente. Esse ambiente de debate criará uma maior interação entre o setor público e o mundo acadêmico. Desejo que, nesses encontros, possamos encontrar novas estratégias de avanço nas políticas de desenvolvimento e planejamento regional”, declarou Margarete Coelho.
Na oportunidade, esteve presente na mesa de honra o presidente do Banco do Nordeste, Marcos Costa Holanda, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, o presidente da Assembleia Legislativa, Themistocles Filho, a vereadora Rosário Bezerra, representando o presidente da Câmara dos Vereadores de Teresina.
O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento, em parceria com o Banco do Nordeste e o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), e segue até o dia 2 de julho.