Com uma iniciativa inovadora, o Brasil: Investimentos em Oportunidades Sustentáveis (BIOSforum), promovido pela Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (FenaDVB), reuniu em São Paulo, quarta e quinta-feira (26), governadores de Estados brasileiros, além de autoridades, empresários, jornalistas e especialistas em sustentabilidade.
O maior desafio dos Estados brasileiros atualmente é promover o desenvolvimento aliado à proteção ambiental. A iniciativa pioneira do BIOSforum 2011 promoveu em dois dias de evento o intercambio entre os Estados, com as apresentações das suas ações sustentáveis.
O vice-governador Moraes Souza Filho apresentou um painel com as principais oportunidades e desafios para garantir um crescimento sustentável nos próximos quatro anos no Estado do Piauí, e ainda traçou relatos detalhados dos investimentos.
O principal tema abordado pelo vice-governador foi a implantação do ICMS Ecológico, Critério ou conjunto de critérios ambientais, utilizados para a determinação do quanto cada município vai receber na repartição dos recursos financeiros, arrecadados com o ICMS. Em 2011, foi publicado o Questionário de Habilitação, através do qual os municípios se candidatam a receber o Selo Ambiental.
Segundo o vice-governador, o Piauí tem um potencial muito grande e precisa ser explorado de forma sustentável. “O Piauí tem se destacado em várias áreas, como a produção de grãos nos Cerrados piauienses, cajucultura, mineração. A Petrobras e outros investidores já manifestaram interesse na exploração de gás natural na Bacia do Rio Parnaíba. O Governo do Estado prioriza os cuidados que devem ser tomados com o meio ambiente, para que a exploração ocorra de forma sustentável”, afirma.