Publicada em 24 de Outubro de 2013 �s 10h30
Foi aprovado na sessão dessa quarta-feira (23), na Assembleia Legislativa, o projeto de lei da deputada estadual Rejane Dias em que destina 10% das vagas do vestibular da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), para pessoas com deficiência. A medida será aplicada para todos os cursos da instituição e agora segue para sanção do governador Wilson Martins.
Para o secretário de Inclusão de Pessoas com Deficiência, Helder Jacobina, o projeto de lei é de extrema importância, pois será a oportunidade que as pessoas com deficiência contempladas terão para se qualificar e serem incluídas no mercado de trabalho, visto que atualmente essas pessoas sofrem muito na hora de conseguirem emprego. “Nós recebemos a notícia com muita alegria e estamos na expectativa para que o governador sancione esse projeto o quanto antes, sem dúvidas, este é mais um grande passo para o desenvolvimento do Estado”, ressalta o secretário.
A deputada comemora a aprovação, mas reconhece que ainda há muito que ser feito para melhorar a vida das pessoas com deficiência, “foi uma grande conquista, agora precisamos atentar para outros aspectos como deslocamento, material e professores treinados e capacitados para atender às necessidades dessas pessoas”.
Mesmo após sanção de Wilson Martins, o projeto precisará ser regulamentado para entrar em vigor e, por isso, talvez não seja validado para a próxima seleção da Universidade Estadual do Piauí.