Os teresinenses foram surpreendidos por fortes ventos na noite dessa segunda-feira (5) que chegaram a 70 km/h, segundo a meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).
A ventania provocou estragos, no entanto, fenômenos como o de ontem não devem ocorrer na cidade nos próximos dias, é o que prevê a meteorologia. A média de ventos para a capital é de 10 a 20 km/h.
De acordo com Sônia Feitosa, a ventania foi provocada por uma frente fria que estava na Bahia e se espalhou chegando em Teresina.
“Esta frente fria estava carregada de umidade e se expandiu formando um aglomerado de nuvens. Quando ela chegou aqui se encontrou com um ar quente provocando a mudança de padrões de ventos chegaram a 70 km/h”, explicou.
A meteorologista diz que há não condições de ocorrer ventania em Teresina nos próximos dias. “Não há mais condições de ventos fortes na capital, só temos previsão de chuva no final da tarde e início da noite, mas sem fortes ventos. Amanhã a frente fria recua e ficará pelo interior da Bahia. Voltando a fazer calor em Teresina”, disse.
Estragos
O Corpo de Bombeiros de Teresina informou que recebeu 37 solicitações para desobstruções de vias e retirada de arvores e placas de cima de veículos. As equipes de socorristas continuam em atividade desde a noite de segunda-feira (5). Até a última atualização, os bombeiros haviam realizado 12 desobstruções. Além disso, muitos bairros ficaram sem energia elétrica.