Com o adiamento do julgamento da vitória sobre o Botafogo, o Palmeiras só saberá durante a Copa América se terá ou não de volta os três pontos conquistados contra a equipe carioca na partida disputada em 25 de maio, em Brasília.
Havia previsão de que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgasse em 13 de junho o pedido do Botafogo para impugnação da partida, mas a tendência agora é que isso ocorra apenas no dia 18, pois o relator do processo solicitou novos documentos.
Isso significa que, quando houver a parada do Campeonato Brasileiro para a disputa do torneio de seleções, o Palmeiras (que lidera a competição nacional com 16 pontos) poderá ter no máximo 22 pontos, desde que vença os dois próximos jogos, contra Athletico e Avaí, em sua arena.
Essa é justamente a pontuação que o técnico Luiz Felipe Scolari projetou para o elenco no início do Brasileirão, conforme revelou o lateral-direito Marcos Rocha neste meio de semana.
Se fossem computados os três pontos ganhos contra o Botafogo – não homologados neste momento porque o clube carioca alega utilização errada do VAR em pênalti marcado para o Palmeiras –, a equipe já estaria a uma única vitória da meta traçada por Felipão.
Mais: estaria perto de aproveitamento inédito. Desde 2003, quando o Brasileirão passou a ser por pontos corridos, nenhuma equipe somou 25 pontos nas nove primeiras rodadas.
O recorde pertence ao Corinthians, que chegou a 23 pontos nesse mesmo período tanto em 2011 quanto em 2017, edições em que terminou campeão.
O jogo entre Palmeiras e Athletico-PR terá transmissão ao vivo do GloboEsporte.com para todo o país, de graça – para assistir, basta estar logado. A TV Globo transmite ao vivo para os estados de SP e PR, com narração de Cleber Machado e comentários de Caio Ribeiro. Depois do jogo, o GloboEsporte.com transmite ao vivo as entrevistas dos técnicos e jogadores dos dois times.