Publicada em 18 de Junho de 2015 �s 10h10
A Secretária do Desenvolvimento Rural realiza, nesta quinta-feira (18), no Sindicato dos trabalhadores Rurais em Valença, o Seminário Territorial do Projeto Viva Semiárido. O secretário Francisco Limma e uma equipe de técnicos da Secretaria estarão presentes no evento, que vai contar com a participação de trabalhadores rurais, representantes de entidades como associações, federações, autoridades e líderes comunitários da região.
O encontro visa esclarecer sobre o projeto, principalmente para o público a que é direcionado, grupos de produtores rurais com interesses comuns, organizados em associações ou cooperativas, que vão juntos definir sobre o investimento e apresentar propostas coletivas para fortalecer, no que se refere à organização e a produção do grupo.
Segundo o chefe da Diretoria de Combate à Pobreza Rural (DCPR), Carlos Alberto Silva, "Os trabalhadores e trabalhadoras rurais organizados vão, inclusive, poder executar e acompanhar ações e resultados, e receberão apoio com os financiamentos do projeto. A educação contextualizada no Semiárido, educação técnico e vocacional da juventude rural e capacitação técnica são algumas das principais ações do Viva Semiárido".
O diretor acrescenta ainda que o projeto é voltado para a otimização da produção a fim de contribuir para a melhoria das condições socioeconômicas da região.
As ações do Projeto terão investimentos do Governo do Estado no valor de R$ 106 milhões, com co-financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), apoio do crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura e ainda do PRONAF e contrapartida dos beneficiários.
Uma das exigências para ser beneficiário do Viva Semiárido é ser produtor rural, residente nos municípios de atuação e desenvolver atividades produtivas agrícolas e não agrícolas de forma associativa vinculada aos arranjos produtivos apoiados pelo projeto. Serão atendidos 89 municípios de quatro territórios: Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas, Vale do Rio Canindé e Serra da Capivara
Ainda na quinta-feira (18), na parte da tarde, serão realizados seminários em Picos e Paulistana. A programação segue em São Raimundo Nonato e Oeiras.
O projeto
O Projeto Viva o Semiárido (PVSA) é um esforço do Governo do Estado para reduzir a pobreza, aumentar a produção e melhorar o padrão de vida das populações com maior nível de carência social e econômica no meio rural do Semiárido Piauiense, por meio do incremento das atividades produtivas predominantes, da geração de renda e do fortalecimento organizacional das famílias rurais.