A primeira fase da vacinação de cães e gatos contra raiva em Teresina acontecerá no sábado (21), nas Zonas Norte e Leste da capital. Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), serão 140 postos espalhados pelos bairros (veja abaixo).
A campanha começará às 8h e durará até as 17h. O local de abertura ainda será divulgado pela FMS.
O gerente de Zoonoses da FMS, Marlon Castelo Branco, aponta que a vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a doença.
"A raiva pode ser transmitida para humanos; ou seja, protegendo o seu animal, você também se protege", reforça o gerente.
No fim de agosto deste ano, um homem de 56 anos morreu vítima da raiva, contraída após ele ser mordido por um sagui na zona rural de Piripiri, 166 km ao Norte de Teresina. Os últimos casos no estado tinham acontecido há mais de 10 anos, em 2012, nas cidades de Parnaíba e Pio IX.
Conforme a FMS, a segunda fase da campanha acontecerá nos bairros das Zonas Sul e Sudeste, no próximo sábado (28). As datas da zona rural serão divulgadas posteriormente.
O que é a raiva?
A raiva é uma doença viral prevenível que pode ser transmitida para humanos por meio de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados.
A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos.
Teresina tem 149 mil cães e gatos, diz censo
O primeiro censo animal, realizado em 2019, informou que Teresina tem cerca de 149 mil gatos e cachorros. Ainda segundo o Censo Animal, 47% das residências em Teresina possui um pet, sendo 37% cachorros e 14% felinos.