A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Maternidade Wall Ferraz (CIAMCA), em Teresina, fechou esta semana e não receberá novos pacientes após três bebês testarem positivo para a Covid-19. Dois recém-nascidos que estão em estado grave foram transferidos para o Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP) e o terceiro permanece na maternidade.
A Fundação Municipal de Saúde de Teresina informou que todos os seis bebês que estão internados na maternidade fizeram teste para Covid-19, mas somente três testaram positivo.
De acordo com o diretor do Hospital Infantil, Vinícius Nascimento, o quadro de saúde dos bebês é grave. Eles nasceram, um maio e abril na Maternidade Wall Ferraz e foram transferidos nos dias 16 e 20 de junho para o hospital.
"O recém-nascido transferido no dia 16 está estável, mas seu quadro é grave. Já o bebê transferido no dia 20 tem um quadro mais complexo. A saturação pulmonar dele é baixa, além de ser uma criança cardiopata, o que influência para o agravamento da Covid-19", explicou.
O diretor contou ao G1 que só este ano, outras três crianças foram atendidas com Covid-19 no Hospital Infantil.
Confira a nota na íntegra:
A Fundação Municipal de Saúde confirma a regulação de um lactente com Covid para o Hospital Infantil que é referência no Piauí para tratamento da doença em crianças. O lactente teve atendimento de emergência no CIAMCA com quadro clínico indefinido, mas com risco de vida. Posteriormente ele testou positivo para Covid e foi feita a transferência. A Unidade de Terapia Intensiva do CIAMCA encontra-se fechada para recebimento de novos pacientes e todos os seis que estão internados no fizeram teste para Covid. Três novos casos deram positivos, dois também já foram transferidos para Hospital Infantil.
A FMS segue todos os protocolos de segurança contra a COVID.