Publicada em 21 de Maio de 2013 �s 15h09
O Residencial Jacinta Andrade, localizado na zona Norte de Teresina, que já conta com escola e batalhão de Polícia, recebe ainda neste mês de maio duas Unidades Básicas de Saúde (Ubas).
Cada Ubas recebeu investimento de R$ 950 mil. Elas contam com uma área de cerca de 700 metros quadrados e possuem quatro consultórios médicos, um consultório odontológico, sala de exames, curativos, coleta de material de imunização, esterilização, sala de reunião, além de bicicletário e estacionamento para veículos.
Para Sônia Vieira, moradora do Residencial, as Unidades Básicas encurtarão a distância e irão agilizar o atendimento. “Com essas duas Ubas aqui perto da gente as coisas serão mais facéis. Em caso de doença não vamos mais precisar ir até o Santa Maria para receber atendimento, teremos aqui perto da gente”, destacou.
O diretor-geral da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), Gilberto Medeiros, destacou que as duas Unidades Básicas de Saúde contribuirão para desafogar o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). “Muitos casos vão poder ser resolvidos na Ubas, que consta da mesma infraestrutura de um hospital, a diferença é que não fará cirurgias complexas”, explica. As Unidades Básicas de Saúde do Residencial Jacinta Andrade serão administradas pela Prefeitura Municipal.
O Residencial Jacinta Andrade contará ainda com outros equipamentos sociais. Estão previstos mais duas escolas, duas creches comunitárias, mercado, centro cultural e portal de entrada. “São mais de dois milhões que estão sendo aplicados na construção desses equipamentos comunitários com recursos do Governo do Estado em parceria com o Governo Federal”, enfatiza Gilberto Medeiros.