Um médico de 23 anos que atua no sistema de saúde de Campo Maior, a 80 km de Teresina, testou positivo para Covid-19. Por isso, a secretaria de saúde da cidade decidiu fechar três unidades de saúde onde o profissional trabalhava.
As unidade fechadas são: Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Matadouro, a UBS do bairro Cariri e o Centro de Estratégia de Saúde da Família Centro I, no centro da cidade.
O médico foi o 7º caso confirmado de Covid-19 em Campo Maior. Segundo nota da prefeitura da cidade, o profissional não tem comorbidades. Ele foi isolado em casa, e sem sintomas graves.
As três unidades onde o médico trabalha serão fechadas para passar por procedimentos de desinfecção, e os outros profissionais que trabalham nelas serão acompanhados. AS unidades de saúde devem voltar a funcionar no dia 11 de maio.
Isolamento social e decretos de calamidade
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.