Publicada em 08 de Julho de 2013 �s 13h23
Visando proporcionar à população carcerária a adequada assistência de saúde, por meio da promoção do atendimento à atenção básica, a Secretaria Estadual da Justiça (Sejus) inaugurou, na manhã desta segunda-feira (8), a Unidade Básica de Saúde da Casa de Custódia de Teresina.
Fruto de um convênio firmado entre o Governo do Estado, por meio da Sejus e o Departamento Penitenciário Nacional – Ministério da Justiça, a Unidade Básica de Saúde da Casa de Custódia irá beneficiar de forma direta 750 pessoas acolhidas naquela unidade prisional.
Composta por uma equipe formada por médicos, enfermeiros, dentista, psicólogo, assistente social, técnico de enfermagem e auxiliar de consultório odontológico, a UBAS destaca-se por seu aparelhamento moderno. Dentre eles, destaca-se aparelhos como o fotopolimerizador e a ultrassom odontológico com jato de bicarbonato.
Segundo Henrique Rebelo, secretário da Justiça, a unidade de saúde irá contribuir para o melhoramento das condições de assistência aos detentos. “Essa unidade de saúde contribuirá para a redução do número de saídas e movimentações para a rede assistencial local, melhorando assim as condições de tratamento das pessoas que passam por processos de ressocialização”, ressaltou Henrique Rebelo.
A Secretaria da Justiça vem articulando parcerias com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), a Fundação Municipal de Saúde e as Secretarias Municipais onde se localizam unidades penais, a fim de possibilitar aos internos assistência à saúde, não só relativa à atenção básica, mas, sobretudo, nos casos de média e alta complexidade.
Entrega de mais uma unidade básica
Na próxima quarta-feira (10), será inaugurada a Unidade Básica de Saúde da Penitenciária Regional Irmão Guido, contemplando os detentos daquela unidade com assistência básica de saúde.