Publicada em 19 de Novembro de 2014 �s 17h19
Ulisses Lustosa escreveu seu nome cultura piauiense como um dos principais carnavalescos do estado e também por ser, nos últimos anos, o responsável pela decoração natalina do Palácio de Karnak.
Em 2014, ele traz ao Palácio do Governo a temática Natal com Arte, em que aproveita diversos materiais, a maioria reciclável, como estofados e esponjas, em um trabalho minucioso, delicado, simples, colorido e de muita beleza. Afinal, a decoração natalina é feita para atrair os olhares de quem passa pela rua.
O trabalho deve ser finalizada no dia 4 de dezembro e vai deixar a sede do Governo do Estado mais bonita e pronta para as celebrações.
O Natal remete à história do nascimento de Cristo e, para o artesão, todos os anos há sempre uma novidade quando se trata da decoração. “Agora vamos trazer as renas e montar um presépio nos jardins”, diz, enfatizando que o tema se refere ao fato de tudo que foi planejado é feito artesanalmente. As esculturas serão feitas com plantas cobertas de filó, com a inclusão de pisca-pisca nas cores branca, azul e amarelo.
Para Lustosa, fazer a decoração natalina do Karnak é uma honra "por ser um edifício histórico, de belos jardins".
Desta vez, o artista plástico irá aproveitar as belezas naturais do espaço como as carnaúbas e a arquitetura local no projeto.
Carreira Acostumado a fazer grandes eventos, Ulisses diz que no Piauí sempre trabalhou no Encontro Nacional de Folguedos e também com escolas de samba, como a Skindô, Sambão, Unidos do Parque Piauí.
“O Carnaval é muito mais complexo, mais cheio de detalhes, pois tem grande quantidade de fantasias que devem combinar com o enredo e as diferentes alas, isso sem falar nos carros alegóricos”, diz o artista, que também já morou no Rio de Janeiro e trabalhou nas principais escolas de samba cariocas, como Mangueira, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Tijuca. “Voltei para Teresina por causa da violência”, revela.
Em Teresina, sua terra natal, Ulisses diz que o trabalho nunca faltou. Neste final de ano, além do Palácio de Karnak ele também fará a decoração da cidade de União. O artista vive exclusivamente de seu ofício e diz que nunca para de trabalhar.
“Sempre estou pesquisando, buscando materiais novos, criando técnicas”, diz, enfatizando que uma de suas invenções que trouxeram resultado satisfatório foi o uso da folha seca de bananeira na confecção de figurino de fantasias e roupas de carnaval.
Outro elemento que ele costuma reaproveitar é o isopor. “Pego aqueles blocos que vêm nas caixas de móveis para criar efeitos de neves e nuvens”, diz, lembrando que também usa bastante as garrafas pet e o sisal. Com uma equipe formada por cerca de 20 pessoas, Ulisses não precisa de muito para encantar. Para ele, a criatividade faz a diferença.