
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) suspendeu as atividades dos Restaurantes Universitários (R.U.) do campus de Teresina até quinta-feira (10) após suspeita de vazamento de gás. De acordo com servidores da instituição foi identificado um odor de gás na manhã desta segunda-feira (7), sendo suspensa os serviços para a manutenção.
A UFPI publicou uma nota na tarde desta segunda-feira após os estudantes serem surpreendidos pelas unidades fechadas durante o horário de almoço, sem aviso prévio.
Para o acadêmico de Ciências da Computação, Jhonnatas Ribeiro, o fechamento do restaurante no almoço gerou surpresa, pois só soube da notícia após outros alunos relataram que os refeitórios estavam fechados.
"O R.U. é algo bem importante para as pessoas que não têm condição, que vêm de outros lugares e necessitam muito desse auxílio. A gente sempre conta com almoço e janta porque, querendo ou não, é uma economia gigantesca para quem tem que se manter aqui, ou quem é do interior e quem vem de outros lugares. Eu mesmo estava sem dinheiro e tive que comprar salgado e um refrigerante, agora a noite eu vou dar um jeito", relatou o estudante.
O Departamento Central dos Estudantes (DCE) da UFPI informou que mais de 10 mil alunos frequentam diariamente os restaurantes do campus Ministro Petrônio Portella, e que já na última terça-feira (1º) a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) já havia informado que o Restaurante Central iria passar por uma reforma, referente a um problema na tubulação de gás, mas sem datas combinadas.