Publicada em 22 de Abril de 2014 �s 15h59
A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) realiza o 54º Fórum Nacional de Reitores, que acontece em Campos do Jordão (SP), entre os dias 7 a 10 de maio. O assunto esteve entre as principais pautas do recente encontro realizado em Brasília pela Abruem, do qual participaram a vice-reitora da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Bárbara Melo, e o pró-reitor de Administração, Benedito da Graça.
O evento, que reuniu gestores de várias universidades brasileiras, também discutiu a proposta para implantação de um programa de cooperação internacional, junto aos países da América Latina e África e a inclusão das universidades públicas no Programa Mais Cultura nas Universidades.
Durante o encontro foram realizadas duas oficinas promovidas pela Abruem em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Educação Superior (SESu). A primeira tratou da formação de Professores nas Universidades Estaduais e Municipais e possibilidades de políticas específicas de apoio do MEC e a segunda contemplou a Formação de Médicos e participação no Programa Mais Médicos nas instituições públicas de ensino superior.
A vice-reitora Bárbara Melo avalia a importância da maior aproximação entre Abruem e o Ministério da Educação. "Isso revela que o Ministério da Educação está ouvindo as demandas das Universidades estaduais. Costumeiramente, a atenção maior era destinada às universidades federais", avalia Bárbara Melo. A vice-reitora acredita no fortalecimento das universidades públicas estaduais, conquistado via organização de pautas. "É importante que estejamos congregados numa associação, como estamos através da Abruem. Torna-se mais fácil para o Ministério da Educação avaliar a relevância de nossas demandas quando elas são expostas de forma coletiva".