Publicada em 13 de Janeiro de 2016 �s 15h29
A reitora em exercício da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), professora Bárbara Melo, e o pró-reitor de Planejamento e Finanças (PROPLAN) participaram na manhã desta quarta-feira, 13, da solenidade de entrega do Selo de Qualidade OAB Recomenda, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Nacional), em Brasília.
A UESPI é a instituição pública melhor avaliada, com três bacharelados recomendados pela OAB: os cursos dos campi Torquato Neto e Clóvis Moura, em Teresina, e campus Professor Alexandre Alves Oliveira, em Parnaíba.
O Selo OAB Recomenda é concedido pela entidade com base nos índices alcançados pelos estudantes das universidades e faculdades de todo o Brasil, no Exame Unificado da Ordem e Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). O objetivo do Selo é reconhecer instituições que tenham um constante desempenho considerado excelente nos exames avaliativos, utilizados como parâmetros de qualidade.
De acordo com Bárbara Melo, o recebimento deste selo é o resultado de um trabalho árduo de todos os docentes e discentes do curso de Direito. Isso nos deixa muito felizes e ao mesmo tempo desperta a responsabilidade de continuar oferecendo um ensino de qualidade, destacou.
“A qualidade do ensino jurídico é peça fundamental e indispensável para a formação de profissionais capacitados para uma atuação crítica, competente e compromissada com a realização da Justiça e do Estado Democrático de Direito. As instituições de ensino jurídico têm o papel fundamental de preparar os estudantes para sua vida profissional, para as mais diversas carreiras jurídicas e também para a advocacia”, afirmou em seu discurso o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcos Vinicius Furtado Coelho.
Desde 2001 o Selo é entregue pela OAB a Instituições de Ensino Superior e está em sua quinta edição. Atualmente, no país há 1.266 cursos de direito registrados no MEC e 139 receberam o Selo de Qualidade. Em 2012, a UESPI também recebeu três Selos que asseguram a qualidade do curso de Direito nos Campi de Picos, Parnaíba, Torquato Neto e Clóvis Moura.