Publicada em 10 de Dezembro de 2015 �s 15h20
A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) recebe, na manhã desta sexta (11), autoridades, professores, ativistas e personalidades que contribuíram para a promoção dos Direitos Humanos no estado do Piauí, e também representantes de órgãos que atuaram no mesmo sentido. O evento, que começa às 8h, no auditório do Palácio Pirajá, se dará em homenagem ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado nesta quinta, 10 de dezembro.
“A Uespi está promovendo uma atividade simbólica e é a primeira vez que, na data referente ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, resolvemos comemorar homenageando pessoas e entidades, pois compreendemos que toda instituição de formação de pessoas tem, sim, que ter como patamar de ação a defesa dos direitos humanos”, ressalta a vice-reitora da universidade, Bárbara Melo.
Serão homenageados no evento pessoas como a vice-governadora do Estado, Margarete Coelho, a secretária de educação Rejane Dias, professores como Élio Ferreira e Andrea Cronemberger Rufino, e entidades como a AMA, a Apipa, o Grupo Matizes, dentre outros.
Bárbara acrescenta que, nos últimos dois anos, a Uespi implantou importantes ações na defesa dos direitos humanos e dos grupos historicamente discriminados e oprimidos. A vice-reitora ainda adiciona que a comemoração deve se tornar recorrente na universidade: “Nossa meta é incluir essa data no calendário acadêmico da instituição, e todo ano pararmos um dia pra refletirmos sobre a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A gente pensa em parar um dia ou até mais, com a prática de conceber que os direitos humanos devem ser considerados todos os dias do ano”, finaliza.